Arquidiocese Notícias

IGHB realiza Seminário sobre 100 anos de Monsenhor Gaspar Sadoc

O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, com o apoio da Associação Baiana de Imprensa e da Arquidiocese de São Salvador, promove no dia 23 de março, das 14h às 18h, o seminário “Monsenhor Gaspar Sadoc: 100 anos de uma vida prestante”. Coordenado pelo professor Jaime Nascimento, o encontro vai contar com palestras do professore Luiz Guilherme Pontes Tavares, Padres Lázaro Muniz e Manoel Filho e a pesquisadora Antonia da Silva Santos, que irão abordar a trajetória intelectual e religiosa de um dos mais respeitados sacerdotes da Igreja católica na Bahia e o maior orador sacro vivo do Brasil.

Para participar do seminário é necessário realizar inscrição no site do IGHB – www.ighb.org.br

BIOGRAFIA* – Nascido em 1916, em Santo Amaro da Purificação, padre Sadoc foi ordenado em 1941, tornando-se o primeiro vigário da Paróquia dos Santos Cosme e Damião, na Liberdade, onde permaneceu por sete anos, até ser transferido para a Paróquia Cristo Rei e São Judas Tadeu, na qual exerceu o ministério por 17 anos.

De lá, saiu para a Paróquia Nossa Senhora da Vitória, onde ainda recentemente, celebrava missas e assistia os fiéis como um dos maiores oradores que a Bahia já produziu. Professor de latim e História lecionou no Ginásio Dom Macedo Costa e nos colégios da Polícia Militar e Sofia Costa Pinto, além da Escola Técnica, sendo, ainda, mestre de vários padres e bispos da Arquidiocese.

Eleito para a Academia de Letras da Bahia em 7 de março de 1990, tomou posse em 16 de outubro, no salão nobre da atual sede, sendo saudado por Thales de Azevedo. Na sua vida já percorreu estados e cidades levando a mensagem da fé, tendo proferido mais de 3000 sermões.

O IGHB é uma das 15 instituições apoiadas pelo programa de Ações Continuadas, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado, através do Fundo de Cultura


*Por IGHB

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário