Arquidiocese Destaque

2º Congresso Latino-Americano da Pastoral do Turismo será realizado em Salvador

[Clique na imagem para ampliar]
A Arquidiocese de Salvador sediará, entre os dias 12 e 17 de agosto, o 2º Congresso Latino-Americano da Pastoral do Turismo, que terá como tema O turismo que transforma. O evento acontecerá na Universidade Católica do Salvador (UCSal), Campus de Pituaçu. Para participar, o interessado deve realizar a inscrição no site oficial do evento: www.pastoraldoturismo.com.br/congresso

A Pastoral do Turismo (Pastur) tem como objetivo a evangelização do mundo do turismo em todas as suas dimensões, através da organização das comunidades que recebem visitantes, para que sejam acolhedoras. A proximidade com os trabalhadores do turismo, defendendo seus direitos e oferecendo experiências de encontro com Deus, também faz parte da ação. A Dimensão Profética da presença da Igreja no mundo é vivida pela Pastur na denúncia de tudo que fere a dignidade humana na atividade turística, como o turismo sexual e o trabalho infantil. O Turismo de Base Comunitária é a opção feita, em toda América Latina, para anunciar um novo modo de fazer turismo, sempre de acordo com a lógica do Evangelho.

No Brasil, a Pastur está presente em 11 estados e 12 Dioceses e Arquidioceses, num processo de implantação que começou com o 1º Encontro Nacional, realizado em Brasília no ano de 2014, fazendo parte do Setor Mobilidade Humana da Comissão Episcopal para Ação Social Transformadora. Na América Latina, a Pastur está articulada no México, Panamá, Chile, Argentina e Brasil e recebe o suporte do CELAM, através do Departamento de Justiça e Solidariedade.

Experiências pastorais e estudos acadêmicos sobre a temática do turismo como instrumento de transformação dos estados e países onde a Pastur está presente serão o conteúdo do Congresso, que contará com conferencistas como Dom Gustavo Rodríguez Vegas, Arcebispo de Yucatan, no México, e presidente do Departamento de Justiça e Solidariedade do CELAM; Dom Irineu Roman, bispo auxiliar de Belém do Pará e Referencial da Pastur junto à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); professor Leonardo Ferrari, da Argentina, e do padre Pedro Ignácio Nahuelcura Vargas, coordenador da Pastur no Chile.