Dom Murilo presidiu Missa e procissão de Corpus Christi no centro da cidade

“Hoje estamos aqui para celebrar o que o Senhor poderia nos deixar de mais maravilhoso: a Sua presença”, disse Dom Murilo.

Uma multidão de fiéis se reuniu na manhã de hoje, 15 de junho, para participar da Solenidade de Corpus Christi. Em frente à igreja São Pedro dos Clérigos (Terreiro de Jesus), o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidiu a Missa campal, que foi concelebrada pelo bispo auxiliar, Dom Gilson Andrade da Silva, por padres e diáconos da Arquidiocese de Salvador.

A Solenidade dos Santíssimos Corpo e Sangue de Jesus é também chamada de Festa da Unidade, já que os católicos unidos pela fé confirmam a presença de Jesus na Eucaristia. “É a presença de Jesus em nosso meio. Ele não apenas é oferecido na Eucaristia, mas Ele fica em nossos sacrários, em nossas igrejas para ser adorado, para ser visitado, para ouvir nossas preces. Então, para nós é uma alegria imensa ter a presença viva de Jesus em nosso meio”, afirmou Dom Murilo.

Entre os fiéis estava o pequeno Pedro Rafael, de 6 anos. O amor de Pedro pela Eucaristia é tão grande que ele mesmo pediu para a mãe o levar para participar da Solenidade de Corpus Christi

Durante a homilia, o Arcebispo falou sobre a importância de os filhos não se esquecerem do Pai. “Para Deus, o maior pecado que podemos cometer é nos esquecermos Dele. Hoje nós lembramos o que aconteceu na Última Ceia e depois a permanência de Jesus no sacrário. É hora de cada um de nós voltarmos em nossas vidas e tomarmos conhecimento dos momentos em que a graça de Deus foi tão generosa. O Senhor nos manifesta Sua bondade de tantas maneiras”, disse.

Logo após a homilia, uma forte chuva caiu sobre a capital baiana. Os fiéis, porém, não se intimidaram e permaneceram na praça do Terreiro de Jesus, celebrando a Eucaristia. “Todos os anos eu venho. Esta é uma festa especial, é o dia em que dizemos com fé ‘sim, Jesus, eu creio que estás presente, vivo e vencedor, neste pão que é o Seu Corpo, e neste vinho que é o Seu sangue’”, afirmou a catequista Maria da Conceição dos Santos.

Procissão

Procissão foi acompanhada por milhares de fiéis

Logo após a Missa, teve início a procissão. Nas mãos de Dom Murilo, o ostensório com o Santíssimo Sacramento. A procissão passou pelas praças da Sé e Castro Alves, rua Carlos Gomes e chegou à praça do Campo Grande. Durante todo o percurso, Irmandades, Devoções e associações, como o Apostolado da Oração e a Legião de Maria, formaram um imenso corredor, por onde passou Jesus Eucarístico.

Ao chegar à praça do Campo Grande, Dom Murilo expôs o Santíssimo. Ao contrário da forte chuva que caiu durante a celebração da Santa Missa, nesta hora o sol forte chamava atenção no céu, mas não conseguia desviar os olhares dos fiéis que, piedosos, suplicavam a misericórdia de Deus.

Como foi proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Gilson conduziu a Oração pela Paz, como parte da Jornada de Oração pelo Brasil [saiba mais aqui].

Para encerrar, Dom Murilo concedeu a bênção com o Santíssimo Sacramento.

Texto e fotos: Sara Gomes