75 anos: aniversário natalício de Dom Murilo foi celebrado com júbilo na Catedral Basílica

A Missa em Ação de Graças aconteceu na Catedral Basílica. Esta foi a primeira Missa celebrada na Igreja Mãe da Arquidiocese de Salvador após a reabertura

A Catedral Basílica do Salvador, reaberta há cinco dias, acolheu na manhã de hoje (19) centenas de fiéis que, com júbilo, foram agradecer a Deus pelos 75 anos de vida do Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. A Missa em ação de graças foi também a primeira celebrada no templo após os 3 anos e 8 meses de restauração. “Eu estou aqui, como muitos de vocês, para celebrar os meus 75 anos de vida e celebrar o aniversário, que não deixa de ser uma data especial”, disse Dom Murilo.

Para celebrar esta data especial ao lado de Dom Murilo, leigos e leigas, religiosos, religiosas, membros de comunidades de vida e das mais diversas paróquias também estiveram presentes. Familiares de Dom Murilo, vindos de Santa Catarina, e amigos do Arcebispo, de São Paulo, participaram deste momento importante.

Também hoje a Igreja celebra a Festa de Nossa Senhora da Salette

A Missa em Ação de Graças foi concelebrada por padres da Arquidiocese de Salvador, pelos bispos auxiliares Dom Estevam dos Santos Silva Filho e Dom Hélio Pereira dos Santos; pelo Arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa; pelo bispo coadjutor da Diocese de Nova Iguaçu, Dom Gilson Andrade da Silva; pelo bispo da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini, pelo bispo da Diocese de Jequié, Dom José Ruy Gonçalves; e pelo bispo da Diocese de Propriá, Dom Vitor Agnaldo de Menezes

Aos 75 anos, a Igreja pede que os bispos e sacerdotes apresentem a carta de renúncia ao cargo que desenvolvem na Igreja. “Celebro hoje 75 anos de idade. Aos que se perguntam como ficará agora a minha situação, talvez pensem que, ao completar 75 anos automaticamente o bispo se desligue de sua Arquidiocese, e não é verdade. Na verdade, o que o Código de Direito Canônico prescreve: O bispo diocesano que tiver completado 75 anos de idade é solicitado a apresentar a renúncia do ofício ao sumo pontífice que poderá, sob todas as circunstâncias, tomar providências. Assinarei hoje a carta e a enviarei ao Papa. Essa é a minha parte. A partir de agora o passo seguinte dependerá do Papa, que tomará a decisão de aceitá-la, ou não, ou quando aceitá-la no momento em que julgar oportuno”, explicou Dom Murilo.

Ainda durante a homilia, Dom Murilo recordou que o dia em que faz aniversário é também a data festiva de Nossa Senhora de La Salette. “Celebramos hoje a memória de Nossa Senhora de La Salette. É interessante notar que, naquela época, a festa de Nossa Senhora das Dores era celebrada no 3º domingo de setembro, portanto a aparição aconteceu na véspera. As crianças que testemunharam contaram que Maria chorou durante todo o tempo que durou a aparição. A Mãe de Jesus contou-lhe uma mensagem baseada em três pontos: conversão, oração e respeito ao domingo, Dia do Senhor. Maria vem nos recordar nosso compromisso com a aliança feita pelo Senhor com Noé. Mais tarde, a aliança estabelecida através de Moisés. E esta aliança nos mostra o seguinte: Deus é fiel e espera agora a nossa resposta de amor” disse.

“Não se preocupem comigo e nem com a Arquidiocese. Quanto a mim, enquanto for Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, me dedicarei com amor à minha responsabilidade, como tenho procurado fazer desde o dia 25 de março de 2011, quando nesta Catedral eu assumi o meu ofício. Por um lado, tenho consciência de que quando for aceita a minha renúncia, poderei continuar colaborando com a Igreja de outros modos, de muitos outros modos. Quanto à esta Arquidiocese Primaz, o Senhor Jesus Cristo saberá escolher no momento próprio o pastor adequado a esta Igreja Particular. Tudo é graça! Como Deus é misericordioso. É misericordioso e é amor. Deus é amor! Este é o lema que escolhi para o meu ministério episcopal. Para mim, uma das mais fortes manifestações desse seu amor tem sido as pessoas que Ele tem colocado ao meu lado ao longo desses anos. Amigos que eu jamais conseguiria comprar nem com todo o ouro do mundo; diocesanos, isto é: ovelhinhas queridas que eu procuro apascentar com carinho. A todos, a cada um, o meu obrigado. Meu muito obrigado!”, disse Dom Murilo.

A Catedral

Após a Missa, Dom Murilo recebeu os cumprimentos de leigos e religiosos que estavam na Catedral Basílica

Além de celebrar o aniversário de Dom Murilo, os fiéis puderam participar da primeira Missa após a reabertura da Catedral, que estava lotada. “Eu estou muito feliz em poder estar aqui hoje celebrando o aniversário de Dom Murilo e participando da primeira Missa aqui na Catedral, que ficou tanto tempo fechada”, afirmou Maria Josefa das Dores, da Paróquia Nossa Senhora da Piedade.

“Eu nunca imaginei que fosse chegar em Salvador e poder participar de uma Missa tão especial como essa. Conheço Dom Murilo pela televisão e hoje tive até a oportunidade de abraçá-lo após a Missa. Além disso, pude conhecer a Catedral Basílica. Estive aqui há dois anos e quando cheguei, naquela época, ela estava fechada. Que graça! Duas graças”, afirmou a aposentada Graça de Jesus.

“Esta Igreja tem uma história que começou em 1657. Lembremos que a cidade começou em 1549, a Diocese, em 1551. Foi muito criticada, na época, a escolha deste lugar pelos jesuítas, porque ficava muito fora da cidade. Mas a profecia dos jesuítas foi de que ‘a cidade virá juntar-se ao redor desta casa’, e assim aconteceu. Hoje, esta igreja é a Catedral Primacial do Brasil. Durante 125 anos todo o Brasil pertenceu à Arquidiocese de Salvador. Sobre esta Igreja, todos vão concordar comigo: rata-se de uma das mais belas igrejas do nosso país. Aqui os jesuítas deixaram a marca artística. Aqui os que cuidaram da restauração nestes últimos anos, deixaram todo o seu carinho, todo o seu cuidado”, disse Dom Murilo.

Fotos: Sara Gomes / Daniela Andrade