Artigo Dom Estevam Formação Notícias

A Palavra de Deus como alimento diário

Por Dom Estevam dos Santos Silva Filho

Bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador

Um experiente professor em exegese bíblica afirmava que o melhor caminho para tornar-se íntimo com as Sagradas Escrituras era proceder, diariamente, a leitura do evangelho.  Não apenas ler, mas mergulhar nos textos, e, ao menos uma vez por ano, dedicar-se de forma pormenorizada a um dos evangelistas, aprofundando o pensamento nas mensagens dele e até mesmo copiando aqueles versículos mais significativos.

Mesmo percebendo que a ideia de copiar soa como exagerada, sempre transmito essa sugestão em minhas catequeses. Para minha grata surpresa, na paróquia Nossa Conceição, em Valéria, uma senhora de nome Joana Medeiros apresentou-me uma coleção de cópias, feitas com sua própria letra. E ali estavam, cuidadosamente copiados, os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João.  E com muita convicção ela declarou: “tomei tanto gosto, que já estou copiando Atos dos Apóstolos”. E acrescentou: “o que passa pelos sentidos, atinge mais profundamente o coração”.

Entendo que parece utópico, em tempos corridos, com pouca dedicação aos hábitos de leitura. Mas, o fato também revela que permanecem sábias as santas palavras: “Ninguém AMA o que não conhece”. Assim, não podemos negligenciar o exemplo de dona Joana que da força de sua simplicidade dá-nos um exemplo de busca que, inicialmente cansativa, culmina por “criar gosto”, conforme disse.

No apelo da modernidade, existem cursos de bíblia pela internet. Alguns exageradamente fundamentalistas e não recomendáveis. Outros, todavia, bastante úteis. Pessoalmente, recomendo os portais católicos, dando destaque à TV Século 21 [Clique aqui].

As paróquias, muitas delas, continuam oferecendo os tradicionais cursos de bíblia, atendendo a demanda de seus paroquianos. Por outro lado, existem grupos que promovem reuniões para estudo da bíblia em suas próprias casas.

Em qualquer modalidade desses encontros, a leitura orante da bíblia é sempre o melhor caminho. A Palavra ilumina a reunião, e a troca de comentários nas reuniões edifica a vida de cada membro.

Às vezes, perguntam-me se devem levar a bíblia para a missa. Não é necessário, respondo, pois durante a missa ouvimos a Palavra de Deus no momento da liturgia da palavra. Ali está não apenas a Palavra de Deus solenemente proclamada conforme consta nos livros sagrados, mas também esclarecimentos feitos pelos celebrantes. Mas… Não podemos nos esquecer dos que não frequentam as missas. Procurar atraí-los a grupos ou círculos bíblicos a fim de evitarmos possíveis equívocos de interpretação.

Algumas pistas:

Os círculos bíblicos são encontros privilegiados, revitalizam vidas, comunidades, ruas, prédios e condomínios. Podem ser encontros semanais em família, no trabalho e com os vizinhos. Não precisa de licença do pároco para começar, basta comunicá-lo para que ele cadastre-o, unindo-o a outros grupos que também fazem o mesmo.  Os encontros podem durar cerca de uma hora e quinze minutos. Primeiro se escolhe o texto (o evangelho do domingo, por exemplo). Alguém deve ler e reler devagar, pausadamente. Cada um diz o que entendeu, uma palavra que chamou atenção e inicia então uma bela partilha que termina sempre com uma oração.

A leitura orante da Palavra de Deus, um método de leitura que ajuda a saborear utilizando alguns passos como: Leitura (pausada e sem pressa do texto); Meditação (refletir bastante sobre a texto); Oração (rezar com o coração o que o texto começa a falar a você ); Contemplar (saborear o que se rezou).

Leitura de um evangelho, cada ano a Igreja privilegia um evangelho em sua liturgia. Este ano até novembro é o Evangelho de São Lucas, a partir do advento será o evangelho de São Marcos que receberá destaque. É importante não fazer uma leitura fundamentalista do texto, mas, uma leitura de Fé. Anotar ou grifar o que deseja aprofundar, lembrando sempre que a Igreja Católica já lê este texto há mais de dois mil anos, ela tem sempre uma compreensão de cada passagem.

Feliz Mês da Bíblia para todos!!!

 

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário