Artigo Dom Estevam Formação Notícias

A Palavra de Deus como alimento diário

Por Dom Estevam dos Santos Silva Filho

Bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador

Um experiente professor em exegese bíblica afirmava que o melhor caminho para tornar-se íntimo com as Sagradas Escrituras era proceder, diariamente, a leitura do evangelho.  Não apenas ler, mas mergulhar nos textos, e, ao menos uma vez por ano, dedicar-se de forma pormenorizada a um dos evangelistas, aprofundando o pensamento nas mensagens dele e até mesmo copiando aqueles versículos mais significativos.

Mesmo percebendo que a ideia de copiar soa como exagerada, sempre transmito essa sugestão em minhas catequeses. Para minha grata surpresa, na paróquia Nossa Conceição, em Valéria, uma senhora de nome Joana Medeiros apresentou-me uma coleção de cópias, feitas com sua própria letra. E ali estavam, cuidadosamente copiados, os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João.  E com muita convicção ela declarou: “tomei tanto gosto, que já estou copiando Atos dos Apóstolos”. E acrescentou: “o que passa pelos sentidos, atinge mais profundamente o coração”.

Entendo que parece utópico, em tempos corridos, com pouca dedicação aos hábitos de leitura. Mas, o fato também revela que permanecem sábias as santas palavras: “Ninguém AMA o que não conhece”. Assim, não podemos negligenciar o exemplo de dona Joana que da força de sua simplicidade dá-nos um exemplo de busca que, inicialmente cansativa, culmina por “criar gosto”, conforme disse.

No apelo da modernidade, existem cursos de bíblia pela internet. Alguns exageradamente fundamentalistas e não recomendáveis. Outros, todavia, bastante úteis. Pessoalmente, recomendo os portais católicos, dando destaque à TV Século 21 [Clique aqui].

As paróquias, muitas delas, continuam oferecendo os tradicionais cursos de bíblia, atendendo a demanda de seus paroquianos. Por outro lado, existem grupos que promovem reuniões para estudo da bíblia em suas próprias casas.

Em qualquer modalidade desses encontros, a leitura orante da bíblia é sempre o melhor caminho. A Palavra ilumina a reunião, e a troca de comentários nas reuniões edifica a vida de cada membro.

Às vezes, perguntam-me se devem levar a bíblia para a missa. Não é necessário, respondo, pois durante a missa ouvimos a Palavra de Deus no momento da liturgia da palavra. Ali está não apenas a Palavra de Deus solenemente proclamada conforme consta nos livros sagrados, mas também esclarecimentos feitos pelos celebrantes. Mas… Não podemos nos esquecer dos que não frequentam as missas. Procurar atraí-los a grupos ou círculos bíblicos a fim de evitarmos possíveis equívocos de interpretação.

Algumas pistas:

Os círculos bíblicos são encontros privilegiados, revitalizam vidas, comunidades, ruas, prédios e condomínios. Podem ser encontros semanais em família, no trabalho e com os vizinhos. Não precisa de licença do pároco para começar, basta comunicá-lo para que ele cadastre-o, unindo-o a outros grupos que também fazem o mesmo.  Os encontros podem durar cerca de uma hora e quinze minutos. Primeiro se escolhe o texto (o evangelho do domingo, por exemplo). Alguém deve ler e reler devagar, pausadamente. Cada um diz o que entendeu, uma palavra que chamou atenção e inicia então uma bela partilha que termina sempre com uma oração.

A leitura orante da Palavra de Deus, um método de leitura que ajuda a saborear utilizando alguns passos como: Leitura (pausada e sem pressa do texto); Meditação (refletir bastante sobre a texto); Oração (rezar com o coração o que o texto começa a falar a você ); Contemplar (saborear o que se rezou).

Leitura de um evangelho, cada ano a Igreja privilegia um evangelho em sua liturgia. Este ano até novembro é o Evangelho de São Lucas, a partir do advento será o evangelho de São Marcos que receberá destaque. É importante não fazer uma leitura fundamentalista do texto, mas, uma leitura de Fé. Anotar ou grifar o que deseja aprofundar, lembrando sempre que a Igreja Católica já lê este texto há mais de dois mil anos, ela tem sempre uma compreensão de cada passagem.

Feliz Mês da Bíblia para todos!!!