ACOPAMEC completa 25 anos de sonhos e obras

A Missa em ação de graças foi presidida por Dom Murilo
A Missa em ação de graças foi presidida por Dom Murilo

Aos 17 anos, em 1998, Ronildo Sacramento dos Santos iniciou um curso de informática na Associação das Comunidades Paroquiais de Mata Escura e Calabetão (ACOPAMEC) e de lá para cá nunca mais quis deixar a instituição. Com o curso, muitas portas foram abertas para ele e, hoje, dia 22 de outubro, ele se uniu à comunidade para celebrar os 25 anos da ACOPAMEC, durante uma Missa Solene presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

Para Dom Murilo, a experiência e a existência da ACOPAMEC representam as sementes que foram plantadas em terra boa. “Eu penso que é uma resposta ao cuidado que o bom pastor quer que tenhamos com as ovelhinhas mais necessitadas. Uma resposta integral porque mais que cuidar das necessidades materiais, trata-se de formar cidadãos, filhos de Deus, que vivem a sua dignidade”, afirma.

Ao longo dos 25 anos de existência, a ACOPAMEC já beneficiou milhares de famílias, por meio de cursos profissionalizantes oferecidos aos jovens, creches e escolas para as crianças. De acordo com o presidente da instituição, padre Miguel Ramon, atualmente são atendidas 2.200 pessoas, entre crianças, adolescentes e jovens. “Esses 25 anos produziram muitos frutos para nós. Eles são importantes para reafirmamos os direitos das crianças e dos adolescentes”, assegurou.

Gratidão

A filha de Érica, Tauane Santos (5 anos), é aluna de uma das creches da ACOPAMEC.
A filha de Érica, Tauane Santos (5 anos), é aluna de uma das creches da ACOPAMEC.

Pessoas que passaram pela ACOPAMEC e que hoje estão no mercado de trabalho também aproveitaram para rezar pela instituição e por todos os colaboradores. Uma delas é Érica Emanuela dos Santos. Aos 15 anos ela passou a morar em uma das Casas-Lares – espaços que abrigam meninas em situação de vulnerabilidade social. Pouco tempo depois já trabalhava ajudando outras meninas na associação. Lá ela fez dois cursos profissionalizantes: estética e costura. “A ACOPAMEC é uma criação importante, foi onde eu fui educada e aprendi a me comunicar com as pessoas. Hoje eu trabalho, tenho uma profissão, sou costureira, graças ao curso que eu fiz lá” conta.

Entre os dez cursos profissionalizantes oferecidos estão eletricidade predial, panificação, culinária, prótese dentária, artesanato e informática. “Os cursos são gratuitos. Desses cursos profissionalizantes podem participar jovens de 15 a 18 anos, agora toda turma a gente coloca dois adultos, porque eles também têm necessidade, mas a nossa prioridade são os jovens. É uma proposta que veio só enriquecer a comunidade de Mata Escura e Calabetão e adjacências, porque nós atendemos outros bairros de Salvador”, afirma. De acordo com ela existe uma parceria entre 77 empresas que oferecem estágios e primeiro emprego para os meninos e meninas que concluem os cursos.

Padre Miguel lembra que dentro das orientações da ACOPAMEC está o ‘ter fé’. “É um momento muito festivo, de muita alegria, de dar graças a Deus por todas essas realizações nesses 25 anos, especialmente na promoção da dignidade dessas crianças e jovens que passaram pela instituição e que foram atendidas, mudaram de vidas. A fé que se transmite através das obras, o atendimento das pessoas; trazer mais perto o sonho do Reino de Deus, que aja vida digna para todos”, diz.

Texto e fotos: Sara Gomes