Após restauração, Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo foi reaberta

Cerimônia de reabertura teve início às 18h30

Após 16 anos fechada e mais três anos e meio de um processo intenso de restauração, a Igreja Santíssimo Sacramento da Rua do Passo foi reaberta nesta segunda-feira, dia 5 de fevereiro. Hoje, quem olha para o templo não imagina o trabalho complexo que envolveu diversos profissionais, com o objetivo de preservá-lo.

“A restauração desta Igreja é também uma homenagem aos antepassados que, com tanto sacrifício e tanta dedicação, construíram e nos deixaram essas igrejas como herança. Nós queremos agora cuidar delas, reconhecendo que muito devemos a quem nos antecedeu. Eles demonstraram que pela fé foram capazes de uma obra assim e nós, pela fé, queremos ser capazes de colocar uma igreja como essa a serviço novamente da comunidade”, afirmou o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

Localizada no Centro Histórico de Salvador, a Igreja do Passo  ficou conhecida mundialmente após ter as escadarias de acesso como o principal cenário do filme “O Pagador de Promessas”, gravado no ano de 1962. Para restaurar o templo, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), por meio do PAC Cidades Históricas, investiu 11 milhões de reais. “Salvador tem um patrimônio artístico-religioso imenso. A comunidade de Salvador tem uma relação profunda com essa Igreja, que foi marcada pelo filme. Ela é uma igreja icônica, histórica”, disse a presidente do IPHAN, Kátia Bogéa.

Durante a cerimônia de reabertura, moradores do entorno da Igreja aproveitaram para rever e também conhecer o templo construído em 1736. “Estou agradecendo a Deus por essa oportunidade da restauração, de mais um espaço que abre as portas para os paroquianos e para todos os turistas que visitam Salvador, que tem um espaço para rezar e também para fazer a visita, para conhecer o espaço sagrado. A gente fica feliz em ver um templo como esse sendo restaurado”, contou o diácono Augusto César, da Paróquia Santo Antônio Além do Carmo.

No Passo

Salão Nobre recebeu o nome do Arcebispo Dom Murilo Krieger, SCJ

Para que a comunidade possa ter uma vida ativa, a Fraternidade Samaritanos Beneditinos, responsável pelo trabalho de evangelização da Igreja, está com uma série de atividades. “Nós teremos um trabalho com Missas, adoração ao Santíssimo Sacramento, catequese só para adultos e o trabalho também de Educação Patrimonial e Preservação do Patrimônio, indo pelo turismo patrimonial, cultural e religioso”, conta o fundador da Fraternidade, Irmão Jorge Mendes.

“É uma Igreja que vai servir à comunidade. Claro, uma Igreja como essa, que é toda ela riquíssima de obras artísticas, tem outra atração: as pessoas vêm aqui para admirar o belo e o belo é Deus. Toda a beleza é o reflexo da beleza de Deus”, afirma Dom Murilo.

“Esta é uma das igrejas mais bonitas de Salvador, com um caráter afetivo muito grande para nossa cidade, além de tudo uma das mais procuradas e conhecidas. E depois de quase quatro anos de restauração, se apresenta com essa beleza, com essa grandiosidade de que nos orgulha, nos enche de muita alegria. Além de tudo, é importante para reforçar o turismo religioso em Salvador, com consequências econômicas para a nossa cidade. Enfim, está de parabéns o IPHAN e a nossa Arquidiocese por essa grande obra”, afirmou o prefeito de Salvador, ACM Neto.

Logo após a cerimônia de reabertura, os participantes puderam conhecer todos os espaços da Igreja que, a partir de agora, conta com equipamentos que ajudam na acessibilidade de deficientes físicos, como elevadores. Foi também durante a visita às instalações do templo que Dom Murilo ganhou um presente: o Salão Nobre da Igreja recebeu o nome do Arcebispo: Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, SCJ.

Texto: Sara Gomes, com entrevistas realizadas por Manoel Eloy

Fotos: Manoel Eloy / Pascom da Paróquia São Gonçalo do Retiro