Basílica Santuário do Bonfim encerra festejos em homenagem a Nossa Senhora da Guia

Alegria e devoção marcaram hoje (11 de novembro) a festa Nossa Senhora da Guia, na Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim. Com o tema “Maria no mistério de Cristo e da Igreja” e lema “Todas as gerações me chamarão de bem-aventurada.” (Lc 1, 48), a Semana Preparatória, que teve início no dia 5 e seguiu até o dia 10 de novembro, proporcionou aos fiéis uma meditação diária sobre a vida de Nossa Senhora, a partir de reflexões do padre Edson Menezes, Reitor da Basílica.

A Missa Solene que encerrou os festejos foi presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, que em sua homilia ressaltou a importância de Nossa Senhora na vida da Igreja, e lhe fez uma prece, para que continue nos ensinando a obedecer a Jesus. “Olhamos para Maria e dizemos “Como Deus é maravilhoso! Que mãe preparou para o Seu filho! Por isso hoje nós queremos pedir que ela, Nossa Senhora da Guia, nos guie nesses momentos tão difíceis que a gente está vivendo, e possa nos apontar Jesus para dizer: ‘Fazei tudo o que ele vos disser’, mas que nós, como filhos, saibamos de fato escutá-lo, saibamos entender aos seus gestos e ao mesmo tempo acolher esse Jesus que ela tem nos braços e quer colocar em nosso coração”, afirmou.

A festa que recebeu centenas de fiéis, mesmo com as obras de requalificação da praça e da capela-mor do Santuário, é uma preparação para a festa do Senhor do Bonfim, que acontecerá em janeiro de 2019. O reitor da Basílica não escondeu a felicidade ao constatar a presença maciça dos fiéis nos festejos da Mãe. “Estamos hoje encerrando a programação da Festa de Nossa Senhora da Guia, que prepara a festa maior, que é a Festa de Nosso Senhor do Bonfim. Quem é devoto do Filho, é devoto da Mãe também, de modo que nós estamos felizes com a realização da Semana Preparatória, que mesmo acontecendo em meio às obras de restauração aqui da igreja e de requalificação da praça, ainda assim contou com a grande participação dos fiéis. É Nossa Senhora que nos leva a seu filho, Jesus Cristo, Senhor do Bonfim”, disse o reitor.

Após a Missa os membros da Irmandade do Senhor do Bonfim, realizadores da festa, receberam o reitor e o Arcebispo para um café da manhã em homenagem à Nossa Senhora da Guia.

Texto e fotos: Rosa Brito