Brasil Notícias

Congresso continental do Celam reunirá leigos da América Latina e do Caribe em São Paulo

Leigos e leigas de várias cidades da América Latina participam do Congresso Continental de Laicos que acontece de 2 a 4 de novembro, no Centro de formação Mariápolis, em São Paulo. O evento é uma organização do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), juntamente com a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato e o Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), que está fazendo todo o processo organizativo e operacional desse evento no país.

“A importância do evento é porque propiciará aos cristãos leigos e leigos na América latina e do Caribe estabelecerem um processo de articulação e responder ao desafio que o papa Francisco nos chama de colocarmos uma Igreja em saída”, ressaltou Marilza Schuina presidente do CNLB.

Em 2017, o CELAM organizou três pré-congressos sobre os leigos nas regiões: Cone Sul (Buenos Aires), países bolivarianos (Chosica, Peru) e CAMEXPA (San Salvador). Representantes dos conselhos nacionais participaram e tiveram a oportunidade de aprofundar na carta que o papa Francisco dirigiu à Pontifícia Comissão para a América Latina, em 2016, e que resultaram no Congresso Continental, que ocorrerá em novembro. “Cristãos leigos e leigas sujeitos da Igreja e da sociedade a serviço do reino”, concluiu Marilza.

Ano Nacional do Laicato – Iniciativa sólida da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Ano do Laicato, será partilhado no encontro. Segundo o bispo de Caçador (SC) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, dom Severino Clasen, que participará do evento, Ano Nacional do Laicato despertou curiosidade e interesse nos outros continentes, inclusive no próprio Discatério em Roma.

O objetivo geral do ano do Laicato é: “Como Igreja, Povo de Deus, celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; e testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade”.

Para dom Severino, pode-se dizer que o Ano Nacional do Laicato também provocou a realização de um Congresso Latino-americano. Sobre o objetivo deste congresso, de refletir sobre a Conferência de Medellín e toda a caminhada da Igreja na América Latina, dom Severino é enfático: “Eu diria que Medellín abriu as portas para colocar em prática, na América Latina, o Concílio Vaticano II: uma Igreja voltada aos pobres e ao povo de Deus”, disse.

Fonte: CNBB

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário