Conselho de Administração da Fundação Populorum Progressio para a América Latina está reunido em Salvador

Os membros do Conselho de Administração da Fundação Populorum Progressio para a América Latina participam, até a próxima quinta-feira (14), de uma reunião que tem como objetivo de analisar o financiamento de mais de 100 projetos, o que é possível a partir do apoio da comunidade católica, por intermédio da Conferência Nacional Italiana.

Participam da reunião o prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, Cardeal Peter Turkson, que é também o presidente e representante jurídico da fundação; o Arcebispo de Arequipa (Peru) e presidente do Conselho de Administração, Dom Javier Augusto Del Río Alba; o Arcebispo de Villavicencio (Colômbia) e vice-presidente do Conselho de Administração, Dom Óscar Urbina Ortega; o sub-secretário, Dom Segundo Tejado Muñoz; o responsável pelo Serviço de Intervenções Caritativas a Favor dos Países do Terceiro Mundo da Conferência Episcopal Italiana, Dom Leonardo Di Mauro; o secretário do Conselho, padre Luis Ferney López; o bispo da Diocese de Les Cayes, Haiti, Cardeal Chibly Langlois; o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni D’Aniello; o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger; o bispo de Maracaibo (Venezuela), Dom José Luis Azuaje Ayala; o Arcebispo de La Paz (Bolívia), Dom Edmundo Abastoflor Montero.

Também estão presentes a Dra. Alessandra Silvi, a Irmã Antonietta Papa, Gemma Helfer e o analista da Secretaria do Conselho, Rocío Tovar Sosa. Os trabalhos são coordenados pelo secretário do Conselho de Administração da Fundação, padre Luis Ferney López Jiménez.

Dentre os projetos analisados, estão contempladas dimensões como “o desenvolvimento humano integral das comunidades indígenas, mestiças, afro-americanas e camponesas da América Latina e do Caribe”, bem como áreas como a produção agrícola, o apoio ao melhoramento de infraestruturas ligadas ao acesso à água, aos cuidados básicos de saúde, à energia e às vias de comunicação, o apoio no acesso ao crédito, ao empreendedorismo e à educação, o estabelecimento ou melhoramento dos media locais.

Além disso, os participantes vão procurar perceber qual a melhor forma da Igreja Católica estar mais presente “junto dos mais necessitados” deste território, através das suas estruturas sociocaritativas.

Populorum Progressio

Criada logo após o lançamento de uma encíclica de mesmo nome escrita pelo Papa Paulo VI e dedicada ao “progresso de todos os povos”, a Fundação Populorum Progressio já possui 25 anos de atuação (1992-2017). Este organismo pontifício já apoiou financeiramente mais de quatro mil projetos, num valor total de cerca de 41 milhões de dólares, cerca de 35 milhões de euros.

Texto: Pascom Salvador com informações da Rádio Vaticana e da Agência Ecclesia.

Fotos: Arquidiocese de Salvador