Crianças e jovens assassinados serão lembrados na Missa dos Santos Inocentes

A Igreja celebra, no dia 28 de dezembro, a Solenidade dos Santos Inocentes, em memória às crianças que foram assassinadas a pedido do rei Herodes quando procurava matar Jesus recém-nascido. Neste dia, na Arquidiocese de Salvador, o bispo auxiliar Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida presidirá a Missa, às 9h, na Igreja da Santíssima Trindade, localizada na Avenida Jequitaia, 165, Água de Meninos (próximo ao Mercado do Peixe).

A Celebração Eucarística que marca esta data é organizada pela Ação Social Arquidiocesana (ASA), através da Pastoral Catequética, Pastoral da Juventude (PJ), Pastoral da Criança, Infância e Adolescência Missionária, Projeto Consolação e Pastoral do Menor (Pamen) e também recorda as crianças e os jovens que, atualmente, são vítimas de violência.

Embora já tenham se passado 2018 anos desde o nascimento de Jesus, as práticas herodianas continuam e atingem, muitas vezes, meninos e meninas pobres e moradores das periferias. Para tentar transformar esta realidade, a Igreja conta com inúmeras ações a favor da vida. Uma delas é a Pastoral da Criança que luta diariamente pela saúde não só dos pequenos, mas de toda a família, garantido a vida por meio da redução dos quadros de desnutrição e também de controle em casos de obesidade infantil.

A Pamen também desenvolve ações que promovem a vida, como o acompanhamento de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade social. Existe, ainda, o Projeto Consolação, que é mais um sinal de vida e leva conforto e dignidade às mães que choram a morte dos filhos. É importante destacar também o trabalho da Pastoral da Juventude que, entre as diversas atividades, luta contra o extermínio de jovens. A Arquidiocese de Salvador também conta com o projeto Raquel, que tem como objetivo ajudar as famílias que sofreram com o aborto, seja ele espontâneo ou não. Além dessas ações, existem ainda as que são promovidas pela Infância e Adolescência Missionárias, que luta pela vida, por direitos e por dignidade.