Devotos celebram a festa do Senhor Bom Jesus dos Navegantes e de Nossa Senhora da Boa Viagem

O fim do ano de 2018 já se aproxima e, conforme acontece há mais de 200 anos, inúmeros fiéis acompanham a Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem e do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, na Igreja e no mar do bairro Boa Viagem, em Salvador. Organizada pela Devoção Senhor Bom Jesus dos Navegantes, a festa terá como tema central “Com o Bom Jesus dos Navegantes formamos comunidade santa, sendo sal da terra e luz do mundo, em busca do Reino de justiça e paz para todos”.

Os festejos terão início no dia 27 de dezembro, com alvorada e queima de fogos às 5h. Também neste dia (27), às 7h30, será celebrada a primeira Missa. Logo após a Celebração Eucarística, por volta das 9h, acontecerá a lavagem do templo, seguida de um momento de oração. Às 11h haverá o hasteamento da bandeira da Devoção e às 20h será a segunda e última Missa deste dia.

De 28 a 30 de dezembro acontecerá o tríduo preparatório, sempre a partir das 20h. O segundo dia do tríduo (29) será presidido por Dom Emanuel (Joaquim Augusto D’Able) do Amaral, OSB. Como tradicionalmente acontece, no dia 31 de dezembro haverá a descida da galeota Gratidão do Povo ao mar, às 8h. A Missa do Embarque terá início às 15h e será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. Uma procissão com a imagem de Bom Jesus dos Navegantes sairá da Boa Viagem para o cais do Porto de Salvador, de onde seguirá em procissão terrestre para a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia.

No dia 1º de janeiro de 2019, Dom Murilo presidirá a Missa às 8h na Basílica da Conceição da Praia. Já os devotos que estiverem na Igreja da Boa Viagem participarão da Missa às 9h. Por volta das 10h terá início a procissão terrestre, que sairá da Conceição da Praia até o píer da Capitania dos Portos. Apenas a imagem de Bom Jesus dos Navegantes será embarcada e seguirá em procissão de volta à Igreja da Boa Viagem.

A imagem do Bom Jesus deverá chegar à praia da Boa Viagem por volta das 12h30. Neste momento acontece o encontro entre as imagens do Bom Jesus e de Nossa Senhora da Boa Viagem, que serão levadas para a Igreja da Boa Viagem para veneração. Às 15h as imagens serão recolhidas e o templo será fechado.

No dia 6 de janeiro acontecerá o encerramento da festa. A programação contará com a recitação do Terço, às 15h30, e a Missa, às 16h, sendo essas duas atividades na Praça da Boa Viagem. Logo após a Missa campal, presidida pelo pároco da Boa Viagem, padre Davi Oliveira dos Santos, haverá procissão terrestre, que percorrerá a Avenida Luís Tarquínio, passará pela praça Irmã Dulce, avenida Dendezeiros, Baixa do Bonfim, Rua da Imperatriz e retornará para o Largo da Boa Viagem.

De acordo com o presidente da Irmandade Devoção Senhor Bom Jesus dos Navegantes, Expedito Sacramento, a festa de Nossa Senhora da Boa Viagem e do Senhor Bom Jesus dos Navegantes já é um marco na história da paróquia e da Arquidiocese de Salvador. “Essa festa é um dos símbolos mais fortes da nossa religião aqui em Salvador. Aqui na paróquia quase todos os moradores foram nascidos e criados na Boa Viagem e já a aguardam com ansiedade”, afirma.