Devotos homenageiam São Cristóvão, padroeiro dos motoristas

Além de celebrar o padroeiro, a Paróquia São Cristóvão festeja os 25 anos de atuação na comunidade.

Para enfrentar o stress e os inúmeros problemas no trânsito, só pedindo ajuda para São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, que é celebrado neste mês de julho. Na Arquidiocese de Salvador, o ponto alto das homenagens acontece na paróquia dedicada ao santo (localizada no bairro de São Cristóvão) no dia 25, quando serão celebradas missas às 7h – esta seguida da bênção dos motoristas e de carreata (São Cristóvão – Itapuã – Stella Maris – São Cristóvão) – e às 12h. A missa solene será presidida pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, às 19h.

Além de celebrar o padroeiro, os paroquianos festejam os 25 anos de fundação da paróquia, por isso meditam o tema Com São Cristóvão, há 25 anos vivendo a alegria de sermos missionários. As homenagens terão início com uma missa no dia 15, seguida de adoração ao Santíssimo Sacramento, louvor e oração. O novenário acontecerá de 16 a 24 de julho, sempre às 19h, na matriz.

“Muito mais que o mundo inteiro, tu carregaste o Senhor do Mundo. Sou Jesus, a quem tu serves”, disse o menino que São Cristóvão carregava.

A cada noite os fiéis são convidados a participar do gesto concreto, por meio de doações. Os itens a serem doados são café (1º dia no novenário), arroz (2º dia), açúcar (3º dia), macarrão (4º dia), leite em pó (5º dia), feijão (6º dia), farinha (7º dia), material de limpeza (8º dia) e biscoito (9º dia). Vale ressaltar que no dia 19, das 9h às 18h, será realizada a quermesse da catequese, no Centro Comunitário (localizado ao lado da Igreja Matriz).

Protetor dos viajantes e motoristas, São Cristóvão é venerado em todo o mundo. Ele usava toda a sua altura e fortaleza para atravessar pessoas de uma margem à outra de um rio caudaloso. Certo dia, de repente, quando tomou nos ombros um leve menino, este começou a pesar tanto que Cristóvão precisou apoiar-se num cajado para atravessar o rio. Ouviu, então, do menino: “Muito mais que o mundo inteiro, tu carregaste o Senhor do Mundo. Sou Jesus, a quem tu serves”.