Brasil Destaque

Diocese de Roraima realiza Plano Nacional de Integração Caminhos de Solidariedade: Brasil & Venezuela

Com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e com os recursos do Fundo Nacional de Solidariedade, a Diocese de Roraima, que está acompanhando o fluxo migratório de imigrantes e refugiados vindos para o Brasil, lançou o Plano Nacional de Integração Caminhos de Solidariedade: Brasil & Venezuela.

Neste projeto, que teve início em 2018, a Diocese de Roraima conclama todo o Povo de Deus, das mais diversas Arquidioceses, dioceses, paróquias e congregações religiosas e Cáritas Diocesanas para acolher imigrantes e refugiados venezuelanos em seus territórios, por meio de ações solidárias que vão promover, além da acolhida, a proteção, promoção e integração dos imigrantes no Brasil.

Para viabilizar a articulação de acolhimento dos imigrantes nas arquidioceses/dioceses, foi criado o site www.caminhosdesolidariedade.org.br . A iniciativa, que tem caráter coletivo, vai promover ações de integração para atendimento digno aos homens, mulheres, crianças, jovens, idosos e grupos técnicos vindos da Venezuela para Roraima e outros estados do país.

Outra dimensão do Projeto visa a articulação com a Igreja Católica na Venezuela. Neste contexto, haverá uma missão no país vizinho para conhecer a realidade local, para participação dos brasileiros na inauguração de um centro de apoio do migrante em Santa Elena de Uairén, entre outras ações previstas.

Com informações da CNBB.