Diocese de Serrinha realiza Assembleia do Sínodo Diocesano

Serrinha_sinodo_diocesano 270x180Após dois anos de preparação, a diocese de Serrinha (BA) promoveu no último sábado, 6, a Primeira Assembleia do Sínodo Diocesano. O tempo de preparação foi marcado por trabalhos de conhecimento da realidade e envio de propostas em âmbitos paroquial e forânico. Participaram do evento, ocorrido no Centro Juvenil Santo Alessandro, de Serrinha, 140 delegados sinodais, entre padres, religiosos e leigos, que representaram todas as paróquias, pastorais e movimentos da diocese.

O bispo diocesano, dom Ottorino Assolari, afirmou que “o Sínodo visa uma nova evangelização na diocese. Estamos, de fato, unidos por isso”. Ele ressaltou que a Assembleia foi direto ao assunto e debateu muitas propostas, vindas de toda a diocese.

Segundo dom Ottorino, a participação no debate manifestou a vontade dos delegados de assumirem os objetivos do Sínodo e mostrou que eles têm vivência e compromisso pastoral.

A partir das propostas debatidas foi construído um texto-base, dividido em três capítulos, que abordam fé, esperança e caridade. O primeiro capítulo, sobre a fé, foca em temas como os sacramentos, catequese, liturgia, Palavra de Deus, piedade popular e devoção à Maria. Os próximos capítulos a serem estudados tratarão de temas mais emergentes na vida pastoral e social da comunidade.

“Este momento é fruto de uma escuta dos clamores do povo e busca dar uma resposta aos anseios que os homens têm no coração nos dias de hoje. Se os trabalhos continuarem com esta participação, com certeza realizar-se-á o que o lema do Sínodo indica: ‘A casa inteira ficou cheia de perfume do bálsamo (Jo 13,3)’”, concluiu o dom Ottorino.

Assembleia Sinodal Diocesana

A proposta de uma Assembleia Diocesana do Sínodo surgiu a partir de uma longa visita pastoral, feita pelo bispo diocesano por cinco anos. Dom Ottorino visitou todas as comunidades, escolas, hospitais e prefeituras das 18 paróquias nas 20 cidades que compõem a diocese. Ele relata que o período foi “de intenso aprendizado, fruto do contato direto com o povo em reuniões e celebrações”.

Fonte: CNBB com informações e imagem da Pascom da diocese de Serrinha