Dom José Belisário é eleito segundo vice-presidente do Celam

Celam_2015_2A nova presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) foi eleita na tarde de ontem, 13, durante a 35ª Assembleia Geral da entidade, que acontece em Santo Domingo, capital da República Dominicana. O arcebispo de São Luís (MA), dom José Belisário da Silva, foi eleito segundo vice-presidente do Celam. Dom Belisário ocupou a vice-presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de 2011 até abril deste ano, quando foi eleito delegado da Conferência para o Celam. O cargo de segundo vice presidente estava sob responsabilidade do arcebispo de Campo Grande (MS), dom Dimas Lara Barbosa.

O novo presidente do Celam é o arcebispo e Bogotá (Colômbia), cardeal Rubén Salazar Gómez. O primeiro vice-presidente é o bispo de Mercedes (Uruguai), dom Carlos María Collazzi. Ainda serão confirmados os nomes do secretário geral e do presidente do Comitê Econômico do Conselho.

A Assembleia também escolhe os membros do corpo diretivo do Celam, responsáveis pelos departamentos da instituição. Foram eleitos até o momento o presidente do Departamento de Comunhão e Diálogo e do Departamento de Comunicação e Imprensa, respectivamente, o bispo auxiliar de Valparaíso (Chile), dom Santiago Silva Retamales; e o bispo de Melo (Uruguai), dom Heriberto Bodeant.

Ainda serão confirmados os escolhidos para comandar os departamentos de Missão e Espiritualidade; Vocações e Ministérios; Família; Vida e Juventude; Cultura e Educação; e Justiça e Solidariedade.

Programação da Assembleia

Na sexta-feira, 15, a Eucaristia com Laudes será presidida pelo novo presidente do Celam. Após a missa, haverá a apresentação do Informe II, sobre a realidade sociopolítica de alguns países, além de intervenções dos convidados de agências de cooperação. Na conclusão dos trabalhos, será marcada a próxima Assembleia e realizada uma avaliação do encontro.

Dom José Belisário

O arcebispo de São Luís do Maranhão é natural de Carmópolis (MG). Nascido em 4 de agosto de 1945, estudou Filosofia no Convento São Boaventura de Dalton Filho (RS) e na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Divinópolis (MG). Cursou Teologia no Instituto Central de Filosofia e Teologia da Universidade Católica de Católica de Minas Gerais. Também tem formação em Espiritualidade Franciscana pela Cefepal de Petrópolis (RJ).

Dom José Belisário da Silva foi ordenado padre em dezembro de 1969. Foi nomeado bispo da diocese de Bacabal (MA) em dezembro de 1999. A ordenação episcopal aconteceu no dia 19 de fevereiro do ano seguinte, em sua cidade natal. O lema escolhido é “Invisibilem tamquam videns” (Como se visse o Invisível). Em 2005, foi nomeado arcebispo de São Luís.

Durante a 49ª Assembleia Geral da CNBB, em 2011, foi escolhido vice-presidente da entidade, compondo a presidência ao lado do arcebispo de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno Assis, eleito presidente na época, e do então bispo prelado de São Félix do Araguaia (MT), dom Leonardo Steiner, eleito secretário geral e posteriormente nomeado bispo auxiliar de Brasília (DF).

Novo presidente do Celam

Celam_2015_4_presidaO cardeal Rubén Salazar Gómez nasceu no dia 22 de setembro de 1942. Foi ordenado sacerdote em maio de 1967. Sua sagração como bispo foi em 11 de fevereiro de 1992. Foi proclamado cardeal pelo papa Bento XVI, no dia 24 de novembro de 2012.

O arcebispo esteve à frente das sedes episcopais de Cúcuta, Barranquilla e atualmente trabalha em Bogotá. Cardeal Salazar Gómez presidiu a Conferência Episcopal Colombiana de 2008 a 2011, sendo reeleito para o período seguinte. Ele também é membro do Pontifício Conselho Justiça e a Paz e da Comissão para a América Latina, ambos do Vaticano.

Dom Carlos María Collazzi

Celam_2015_4_1vice-presidente 295x300Nascido na cidade de Rosário, departamento de Colonia (Uruguai), em 1947, foi ordenado sacerdote Salesiano de Dom Bosco, no dia 4 de outubro de 1980. Sua nomeação episcopal para a diocese de Mercedes ocorreu no dia 14 de fevereiro de 1995. No dia 26 de março do mesmo ano foi ordenado bispo.