Dom Murilo preside Missa em ação de graças pelos 25 anos do HGE

HGEEm comemoração aos 25 anos do Hospital Geral do Estado (HGE), o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, presidirá uma Missa em ação de graças na próxima sexta-feira, dia 10 de abril, às 10h30. Após a Celebração Eucarística – que acontecerá na capela do hospital -, Dom Murilo dará a bênção da nova ala (HGE 2).

Inaugurado no dia 10 de abril de 1990, o Hospital Geral do Estado ocupa uma área de 88 mil m². O HGE sucedeu o antigo Hospital Getúlio Vargas (HGV), chamado de Pronto Socorro e que ficava localizado no bairro do Canela. A mudança no nome e no local do hospital aconteceu devido a necessidade de ampliação da oferta de serviços de saúde, bem como do aumento no número de pacientes.

Considerado o maior hospital de trauma de Salvador, o HGE possui 248 leitos, distribuídos nas especialidades: Cirurgia de Coluna, Cirurgia Geral, Neurocirurgia, Cirurgia Oftalmológica, Pediatria, Clínica Médica, Queimados, Cirurgia Reparadora e Terapia Intensiva (UTI). O HGE possui, ainda, mais 71 leitos de observação (pronto atendimento), na unidade de emergência, e que podem ser considerados leitos extras.

De acordo com informações divulgadas no site do HGE, a ampliação da unidade “representa importante salto estratégico para o funcionamento do HGE, que se ressente de expressiva carência de espaços para o desenvolvimento de suas atividades, e permitirá ao hospital aperfeiçoar as atividades de atendimento aos pacientes, buscando alinhar-se aos princípios preconizados pelo SUS. O fato assemelha-se aos que ocorreu há 20 anos, quando o Hospital Getúlio Vargas transformou-se em HGE”.

*As informações sobre o hospital foram retiradas do site do HGE

Foto: www.sinduscon-ba.com.br