Dom Murilo presidiu o Te Deum pelo Dois de Julho

Durante a celebração do Te Deum os fiéis puderam adorar a Jesus no Santíssimo Sacramento

Para abrir as comemorações ao Dois de Julho, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, presidiu na manhã desta quarta-feira (1º) o Te Deum (A Ti, Deus!). A celebração teve início às 9h, na Igreja São Pedro dos Clérigos (Terreiro de Jesus) e contou com a presença de autoridades civis e militares. [Clique aqui para conferir a homilia completa de Dom Murilo]

Para Dom Murilo, os baianos devem ressaltar, cada vez mais, a importância da Independência da Bahia na história do Brasil. “Uma celebração como essa que permanece viva por 193 anos tem um profundo sentido. Esta é a festa da unidade. Estamos aqui para agradecer a Deus, pedindo que nós continuemos o que foi iniciado no passado. Não basta olhar para o passado, devemos olhar também para o presente e o futuro”, afirmou.

Os fiéis que estavam na igreja ouviram a proclamação do Evangelho de São Lucas 2, 41-52, que recorda o momento em que Jesus, aos 12 anos, estava no templo escutando e fazendo perguntas aos Doutores da Lei. Durante a homilia, Dom Murilo recordou, ainda, a luta pela independência.

“Essas lembranças nos colocam diante de pessoas que se sacrificaram, que foram capazes de acreditar em um ideal. Com o Te Deum queremos dizer ao Senhor: colocamos em Vossas mãos cada uma dessas pessoas. A Bahia participou decisivamente para a unidade do nosso país. Aqui foi palco da independência. Aqui se mobilizou o maior contingente na época”, disse Dom Murilo.

Após a homilia, o Santíssimo Sacramento foi exposto e deu-se início ao hino do Te Deum, em latim. Em seguida, os presentes receberam a bênção final. “Este hino reconhece que nos cabe louvarmos ao Senhor pela Sua presença em nossa vida, em nosso Brasil”, afirmou Dom Murilo.

Veja mais fotos!

Texto e fotos: Sara Gomes