Arquidiocese Notícias

Fiéis relembram entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e Juventude comemora seu Dia Mundial

Motivados pelo amor de Deus e entusiasmados por celebrar a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, milhares de fiéis se reuniram, hoje (20), na procissão de Ramos realizada pela Arquidiocese de Salvador. A procissão que marca o início da Semana Santa teve concentração às 7h30 no Campo Grande, com a benção dos ramos, proferidas pelo Arcebispo Dom Murilo Krieger, scj e a leitura da carta do Papa à Juventude, por ocasião do Dia Mundial da Juventude, também comemorado hoje.

Carta do Papa Francisco

Foto: Rosa Brito

A leitura foi realizada por dois jovens da Pastoral da Juventude (PJ), Talisson Bonfim e Elisangela Souza, que se emocionaram ao transmitir o anúncio do papa à juventude mundial. Para Talisson foi muito importante pronunciar uma carta que fala de amor.  “A carta mostra o amor que devemos ter por nosso irmão e acreditar cada vez mais na construção da sua civilização”, disse.

Foto: Rosa Brito

Relembrando a entrada triunfal

A procissão se iniciou às 8h no Campo Grande e foi até a Praça Municipal. Três trios animaram o percurso, e os padres Josuel Jesus, Jaciel Bezerra e Lázaro Muniz conduziram essa animação.

Dom Murilo relembra o que o povo viveu em Jerusalém e traz a reflexão sobre esse momento para a Igreja. “A Procissão de Ramos é uma das poucas procissões litúrgicas. As outras são devocionais, que nascem no coração do povo. Essa nasce no coração da Igreja, que não apenas quer recordar, mas quer viver aquilo que o povo de Jerusalém viveu quando Jesus entrou na cidade e o aclamou. Foi uma celebração espontânea, nem o povo preparava a entrada de Jesus e certamente nem Jesus imaginava tanta aclamação, tanto carinho do povo… Um povo que jogou as suas roupas pelo chão para que ele passasse por cima, que cortou ramos para agitar, aclamando, e com isso, o que eles estavam querendo nos dizer é que estavam o aclamando como rei! E é isso que nós queremos também dizer ao Senhor hoje”, descreveu.

Dia Mundial da Juventude

Foto: Sara Gomes

A presença da juventude na atividade foi marcante, afinal, na entrada de Cristo em Jerusalém, tudo indicava que os jovens fossem maioria. Nesse dia especial para a juventude, em que comemoram o DMJ – Dia Mundial da Juventude, o jovem renova o seu compromisso com a fé e com a evangelização.

Dom Gilson Andrade da Silva, bispo referencial para a juventude da Arquidiocese de Salvador, fala sobre a importância da celebração para os jovens de todo o mundo.

“O Domingo de Ramos é marcado também por uma grande presença da juventude no mundo inteiro, porque o primeiro Domingo de Ramos, aquele celebrado com Jesus mesmo, tinha uma presença forte dos jovens de Jerusalém e eles profetizavam quem era aquele que estava entrando. Era o rei que chegava (…) Eu acho que no tempo em que estamos vivendo, as circunstancias atuais, os jovens podem continuar profetizando esperança e a Igreja também, pode dizer pra eles: ‘Não deixem que roubem a sua esperança’. Papa Francisco tem dito muito isso para a juventude, e nós queremos nessa Procissão de Ramos repetir isso. A esperança é Jesus Cristo, ele está no meio de nós, ele está agindo e age através da juventude”, explicou.

Ao final da procissão, o Arcebispo, Dom Murilo Krieger, deu continuidade à celebração da Santa Missa, na Praça Municipal.

Foto: Sara Gomes

A Cruz Peregrina

Após a celebração, foi entregue aos jovens de todas as foranias arquidiocesanas, a réplica da cruz da JMJ –  uma cruz para cada – num total de 11 réplicas, para que os jovens peregrinem com ela por todas as paróquias de sua forania. A intenção é que motivados pelo Ano da Misericórdia e pelo tema da JMJ 2016 – “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia”, eles possam alcançar locais em que necessitem de Obras de Misericórdia e vivam na Arquidiocese de Salvador também uma JMJ – Jornada Mundial da Juventude.

JMJ live in Salvador

Pensando nessa necessidade de viver a JMJ na Arquidiocese, o Setor Juventude arquidiocesano vai realizar de 29 a 31 de julho, na cidade baixa (forania 4), a JMJ live in Salvador (Vivenciada em salvador). Para essa experiência, os jovens são convidados a peregrinar até a forania 4 e viver durante 3 dias como se estivessem vivendo a JMJ em Cracóvia – Polônia. Terão hospedagem, alimentação, vivenciarão novas experiências, além de acompanhar em tempo real alguns momentos vividos pelos jovens que estão na jornada Mundial na Polônia.

Dom Murilo acredita nessa força da juventude e na importância de cuidar dos jovens.

“João Paulo II quis que entre uma jornada ou outra mundial, houvesse sempre um Domingo de Ramos, especialmente em Roma, a Jornada Mundial da Juventude local. E nós aqui também vemos assim (…) Queremos dizer que vocês têm um lugar especial no coração de Cristo. Tem no seu coração um local especial para o Senhor. Eu tenho certeza que com essa alegria dos jovens, o Senhor vai se alegrar ainda mais…”, completou.

Texto: Rosa Brito

Fotos: Rosa Brito, Sara Gomes e Luana Assiz

• SARA GOMES, obrigada pelo que vi da Caminhada de Ramos pelos seus olhos. Porque os meus viram pouco, diante de tanta gente, graças a Deus.