Em missão: bispos realizam visitas pastorais

As visitas pastorais aproximam os bispos das comunidades paroquiais

Confirmar a presença da Igreja junto à comunidade é um dos objetivos das visitas pastorais realizadas às paróquias pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, e pelos bispos auxiliares Dom Gilson Andrade da Silva, Dom Marco Eugênio Galrão e Dom Estevam dos Santos Silva Filho. Durante essas visitas, homens, mulheres e crianças têm a oportunidade de estarem ainda mais próximos dos pastores que conduzem a Arquidiocese de Salvador.

No próximo fim de semana (dias 29, 30 e 31 de maio), os três bispos auxiliares estarão em missão nas paróquias Nossa Senhora da Conceição, em Valéria (Dom Estevam), Nossa Senhora da Penha de França, na Ribeira (Dom Marco), e Nossa Senhora de Guadalupe, no Largo do Tanque (Dom Gilson). “É um momento para que o bispo possa viver a própria vida daquela comunidade visitada. Cada paróquia é uma realidade diferente. O contato com a paróquia a torna mais conhecida pelos bispos”, afirma Dom Marco.

OlhoDentre as atividades desenvolvidas durante os três dias que os bispos permanecem nas paróquias estão as visitas a idosos e doentes da comunidade, Celebrações Eucarísticas, confissões e reuniões com o Conselho de Pastoral e com lideranças. Casas religiosas, escolas, asilos, orfanatos e presídios (caso existam no bairro) também podem receber a visita do bispo durante os dias em que ele estiver na comunidade.

“A visita pastoral é a visita de um pastor, é a confirmação do que está acontecendo naquela comunidade, é a confirmação da presença da Igreja. Ela também faz com que o padre daquela paróquia sinta-se apoiado e para que os leigos possam estar mais próximos do seu pastor. A presença dos bispos auxiliares é, de alguma forma, também a presença do Arcebispo”, afirma Dom Estevam.

Foto de capa: arquivo pessoal de Dom Estevam

Foto interna: Catiane Leandro