Encontro Arquidiocesano de Formação reuniu leigos e religiosos na Cúria Metropolitana de Salvador

Leigos e religiosos da Arquidiocese de Salvador participaram, neste sábado (16), do Encontro Arquidiocesano de Formação, na Cúria Metropolitana de Salvador (Garcia). O evento teve início com a oração e, logo em seguida, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, fez a abertura. “Este ano nós queremos dar uma precedência aos Círculos Bíblicos. Isso é uma resposta não só da CNBB, mas da Igreja, para se falar mais sobre a Palavra de Deus”, disse Dom Murilo.

Pela manhã foram apresentados os temas “Método de Leitura Orante”, “Constituição Dogmática Dei Verbum”, “A Samaritana” (Jo 4) e “Espiritualidade Bíblica”. Já na parte da tarde, os participantes foram divididos em grupos. “Neste momento, as pessoas estão reunidas em 10 grupos para preparar propostas de Círculos Bíblicos para públicos específicos, como crianças da catequese, perseverança, jovens crismandos, jovens da Pastoral da Juventude, jovens universitários, pastorais sociais e para grupos ecumênicos”, disse o padre Thadeu Xavier, responsável pela organização do encontro.

Para a leiga e paroquiana da Paróquia Sagrada Família, Taciane Barros, “a formação se mostrou muito importante, pois cumpriu o papel de suprir essa necessidade que escutamos dos leigos acerca de nos fazermos mais próximos da Palavra de Deus, de termos mais contato e de sermos mais íntimoa da Sagrada Escritura e dar a ela o espaço e a importância que lhe compete na vida da Igreja”, disse.

De acordo com o coordenador arquidiocesano de Pastoral, padre Ricardo Henrique, o objetivo do encontro foi fomentar a articulação dos círculos bíblicos. “O tema Círculos Bíblicos foi escolhido como prioridade pastoral 2019. Os círculos nos levam a resgatar a experiência com a Palavra de Deus. Não é novidade, não é nada desconhecido, é uma forma de avaliar a nossa relação com a Vida Pastoral da Igreja”, afirmou.

Confira fotos: