Brasil Notícias

Encontro de Monitoramento reúne agentes Cáritas do Regional Nordeste 3

CáritasAgentes Cáritas de diferentes entidades membro (Cáritas diocesanas e Arquidiocesanas) das regiões da Bahia e de Sergipe se reuniram em Salvador, de 23 a 25 de julho, para o Encontro de Monitoramento do Regional Nordeste 3. Esse evento teve como objetivos principais realizar a devolução da avaliação externa do projeto “Desenvolvimento com participação popular”, financiado pela Misereor (Organização dos Bispos Católicos Alemães), fazer a preparação para a Assembleia Nacional da Cáritas Brasileira, monitorar o planejamento do primeiro semestre de 2015 e reunir o conselho consultivo do Regional Nordeste 3.

O processo de avaliação, que ocorreu de fevereiro a julho, foi feito pela assessora Soraya Tupinambá. A metodologia avaliativa consistiu em perceber quais são as mudanças produzidas a partir da atuação da Cáritas Regional NE3 junto às suas entidades membro e aos diferentes atores sociais que são impactados pela ação dessa instituição em seus territórios. A assessora apresentou a sistematização da avaliação, destacando os efeitos que são gerados na vida das pessoas a partir do trabalho da Cáritas e as recomendações para melhorar o desenvolvimento do projeto.

O secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil do Regional NE3 e bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Gilson Andrade da Silva, esteve presente no segundo dia do evento para contribuir com a reflexão sobre as “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil – 2015/2019”. Ele apresentou os principais conteúdos do documento e fez o convite para que os agentes Cáritas fortaleçam, cada vez mais, as ações da Igreja em missão e voltada para quem mais necessita.

Temas como Bazar Solidário, Voluntariado e a Rede Permanente de Solidariedade, que integra a sustentabilidade institucional da Rede Cáritas NE3, também foram debatidos pelo conselho consultivo e pelos presentes.

Outro momento importante foi a celebração de lançamento da publicação “Você tem fome de quê?”. Esse material foi sistematizado pela Cáritas Regional Nordeste 3 e é composto por textos e desenhos de estudantes que participaram do concurso literário“Temos fome de quê?”. O tema do concurso foi inspirado na Campanha Mundial “Uma família humana, pão e justiça para todas as pessoas”, organizada pela Cáritas Internacional e com apoio da Cáritas Brasileira e da CNBB.

A programação do encontro incluiu também etapas de reflexão para a preparação da XX Assembleia Nacional da Cáritas Brasileira. Os participantes fizeram um caminho metodológico e místico baseado na vivência de lugares bíblicos (Belém, Galileia, Betânia, Jerusalém e Emaús) para suscitar o debate e as análises sobre os processos e as instâncias de gestão da Rede Cáritas. Vale ressaltar que todas as fases de preparação – pessoal, local, regional, inter-regional e nacional – culminarão na Assembleia, que acontecerá de 12 a 15 de novembro de 2015, em Brasília.

O último dia do evento foi dedicado ao monitoramento do planejamento do primeiro semestre de 2015 e a organização das atividades para os próximos meses do ano. Além de buscar concretizar as ações definidas coletivamente, os participantes saíram com o compromisso de continuar as reflexões, iniciadas nesse evento, nas Cáritas diocesanas que atuam.

Nota: Assessoria de Comunicação Cáritas Regional Nordeste 3

Fotos: Iasmin Santana