Encontro de Pastoral das escolas católicas

[Clique na imagem para ampliar]
Com o objetivo de articular a ação evangelizadora no ambiente escolar, bem como formar agentes, a Pastoral da Educação (PE) realizará, no dia 20 de abril, às 14h30, no Centro Arquidiocesano de Pastoral – Cúria Bom Pastor (avenida Leovigildo Filgueiras, 270 – Garcia).

No encontro será estudado o documento da Pastoral da Educação – lançado na última Assembleia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), realizada de 5 a 15 de abril. Além disso, os participantes farão o planejamento do seminário arquidiocesano que acontecerá ainda este ano e também do jubileu das escolas católicas, por ocasião do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia.

De acordo com o coordenador da Pastoral da Educação, padre Danilo Pinto, “a PE possui alguns braços: membros setor de pastoral das escolas católicas (CAPEEC), a pastoral nas escolas privadas não-confessionais e públicas que envolvem os professores e estudantes’, afirma.

Pastoral da Educação

A Pastoral da Educação (PE) está sendo desenvolvida na incubadora de pastorais, que é uma estrutura de gestão eclesial criada na Arquidiocese de Salvador para formar as pastorais de educação, cultura e ensino religioso conforme a organização da CNBB. O projeto iniciou em 2015 e vai até 2019.

Nesta fase inicial, dentro da incubadora de pastorais, a pastoral deve cumprir metas como a identificação e a formação de agentes de pastoral, a construção de um projeto piloto de Pastoral de Educação e o planejamento da comunicação pastoral.