Exposição interativa no Memorial Irmã Dulce une sustentabilidade e fé

Caixa de panetone, garrafa pet, papelão, embalagem de café. Objetos que poderiam parar no lixo tornaram-se matéria-prima da exposição O Meio Ambiente Agradece e o Sagrado Abençoa, em cartaz no Memorial Irmã Dulce (Avenida Bonfim, 161, Largo de Roma). A mostra homenageia 24 santos populares, como São Cosme e São Damião, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora da Conceição, Senhor do Bonfim, São Francisco de Assis, São João e Santa Rita de Cássia, com altares confeccionados com uma diversidade de materiais recicláveis que remetem à história de cada santo. A mostra fica aberta em visitação, com entrada franca, de terça a domingo, das 10h às 17h, até 23 de agosto.

Conhecido por mandar chuva para os agricultores, São José, por exemplo, ganhou um altar feito com casca de ovo, milho e feijão. Já CDs e DVDs antigos foram utilizados para venerar Santa Cecília, padroeira dos músicos, enquanto os gêmeos Cosme e Damião, que eram médicos, ficaram cercados de instrumentos como estetoscópio, termômetro e seringa. As imagens são de gesso, resina e madeira. Algumas foram doadas ou emprestadas por amigos e profissionais das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), que se encantaram com o projeto.

“A exposição resume duas dimensões bastante atuais do homem moderno: a preocupação constante com o mundo em que vivemos e a necessidade permanente em valorizar suas tradições espirituais”, observa o assessor de Memória e Cultura da OSID, Osvaldo Gouveia.

Concurso – Entre as peças da exposição O Meio Ambiente Agradece e o Sagrado Abençoa está uma escultura em papel machê, representando uma conversa entre Irmã Dulce e Santo Antônio, cada um com um menino no colo, que é o mote do concursoConversa entre Amigos. A ideia é escolher o diálogo mais criativo entre o santo e a beata: “O que será que eles estão conversando? Partimos dessa indagação para abrir mais um espaço de interatividade”, explica Osvaldo Gouveia.

A proposta é bem aberta: com base na escultura, os visitantes podem criar uma boa conversa entre Santo Antônio e Irmã Dulce, ou entre os meninos que levam no colo ou, ainda, entre todos os personagens. Os diálogos escritos podem ser depositados numa caixa, montada ao lado da exposição, ou podem ser enviados para o e-mail [email protected], até o dia 23 de agosto. Uma comissão vai selecionar os melhores diálogos. Além de ganhar prêmios, as mais criativas conversas dos amigos, Dulce e Antônio, e de seus meninos, vão passar a compor a mostra.

 

Texto e fotos: Ascom da OSID