Fiéis homenagearam São João Evangelista em Mussurunga

A Missa festiva foi presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger

Os devotos de São João Evangelista (Mussurunga) acordaram bem cedo neste domingo (20) para prestigiar a festa do padroeiro. A Missa, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, e concelebrada pelos padres Benedito Pereira dos Santos (pároco) e Benedito Camargo (vigário paroquial) teve início às 8h.

Durante a homilia, Dom Murilo afirmou que São João Evangelista ensina que o verdadeiro discípulo é missionário. “Ele aprendeu da intimidade de Jesus, foi conhecendo a Sua Palavra, vendo os seus milagres e foi aprendendo o que é ser discípulo-missionário. Então, o discipulado nasce da convivência, nasce da amizade com Jesus. Se alguém não tiver uma amizade com Jesus e não cultivar essa amizade, o que é que vai poder ensinar para os outros?”, disse.

A alegria em festejar São João Evangelista era tanta que idosos, adultos, jovens e crianças das sete comunidades que compõem a paróquia estiveram presentes. Antes da Celebração Eucarística, foi exibido um vídeo com depoimentos de paroquianos sobre o “Discípulo amado de Jesus”.

Para a Ministra da Eucaristia, Maria Bernardete Cardoso Gomes, celebrar este dia é uma oportunidade de também reencontrar os irmãos. “Estar na Igreja é sempre motivo de grande alegria. Uma data como essa, que nós já celebramos há tantos anos, sempre nos traz motivos para continuar a missão, seguindo os passos desse discípulo-missionário, que caminha ao lado de Jesus”, afirma.

A presença no novenário – que aconteceu de 11 a 19 de setembro – e no dia da festa, é motivo de privilégio para o jovem catequista, Matheus Martins. “É sempre bom a gente celebrar em comunidade. O nosso Arcebispo veio nos agraciar com essa Celebração Eucarística e a gente sai com esse dever cumprido, de ter feito essa bonita homenagem, que o nosso padroeiro merece. Já estamos aguardando ansiosos o ano que vem”, diz.

Mas, quem foi São João Evangelista?

São João Evangelista, o "discípulo amado" de Jesus
São João Evangelista, o “discípulo amado” de Jesus

Escolhido para ser um dos doze discípulos de Jesus, João Evangelista era o mais novo entre eles. Era pescador e trabalhava consertando as redes junto com seu irmão Tiago Maior, quando foi chamado por Jesus.

Foi João Evangelista que também escreveu o Evangelho Segundo João, três epístolas e o livro do Apocalipse. “Ele foi missionário, testemunha. Ele não ficou para si, e olha que ele teve uma convivência profunda. Depois da morte e ressurreição de Jesus, ele pregou, ao menos durante 60 anos, em vários lugares. Mas, ao final da sua vida, ele achou que era hora de escrever o que ele tinha vivido e ensinado”, afirmou Dom Murilo.

João tinha um imenso amor por Jesus, sendo chamado por Ele de o Filho do Trovão e, posteriormente, sendo conhecido como o discípulo amado. Entre os discípulos, João Evangelista foi o único que acompanhou Jesus até a morte. Foi sob os cuidados dele que Jesus entregou Nossa Senhora, aos pés da cruz.

Fotos: Sara Gomes