Destaque

Identidade e missão do diácono foram abordadas no I Congresso Arquidiocesano Diaconal

Diáconos da Arquidiocese de Salvador participaram, neste sábado (11), do segundo e último dia do I Congresso Arquidiocesano Diaconal, promovido pela Comissão Arquidiocesana de Diáconos (CAD). Com o tema “O ser, identidade e missão do diácono na tríplice dimensão: Palavra, Liturgia e Caridade”, o evento aconteceu no complexo cultural e esportivo do Colégio São José (próximo à Baixa do Bonfim). Além dos diáconos de Salvador, também estiveram presentes diáconos da Diocese de Jequié.

Logo no início da manhã, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, falou aos diáconos sobre a missão importante abraçada por cada um deles. “Em primeiro lugar, é bom lembrar que  a diaconia é uma instituição do tempo dos apóstolos, que vem reforçar e tornar mais fecundo o trabalho dos próprios apóstolos, por que os diáconos nos ajudam a nós, ministros do Senhor, na pregação da Palavra, na liturgia e nas obras sociais. Agora, as nossas comunidades estão com muitas necessidades e não se trata apenas de suplementar e de fazer aquilo que os padres não dão conta de fazer, não! O que os diáconos fazem, fazem como decorrência de sua identidade, de sua missão. Por isso um congresso como esse é tão importante para eles tomarem consciência renovada do que Jesus Cristo espera deles na Igreja da Arquidiocese de Salvador ou em qualquer diocese onde houver diáconos”, afirmou.

De acordo com o coordenador da CAD, diácono Raimundo Moreno, cerca de 150 participantes estiveram no Congresso. “O Congresso foi aberto para os diáconos, suas esposas, paroquianos que manifestaram o desejo de participar, seminaristas e alunos da Universidade Católica do Salvador [UCSal]. A importância desse congresso é divulgar e dar maior visibilidade ao ministério diaconal na Arquidiocese de São Salvador da Bahia. E foi por isso mesmo que fizemos aberto: para que outras pessoas possam conhecer e amar o ministério dos diáconos que fazem um trabalho tão belo nas paróquias e também nos cemitérios que eles atuam. Todo o povo precisa conhecer o ministério diaconal”, disse.

Conferências

No primeiro dia do Congresso Diaconal (10), os participantes se encontraram na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no bairro do Comércio. Na ocasião, o bispo da Diocese de Jequié, Dom José Ruy Gonçalves Lopes abordou a espiritualidade do diácono. Em seguida, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, presidiu a Missa de abertura.

Já no segundo dia do evento (11), quem esteve presente no complexo cultural e esportivo do Colégio São José, na Baixa do Bonfim, pôde acompanhar duas conferências: a primeira com o diácono Júlio Cézar Bendinelli, da Arquidiocese de Vitória (ES); e a segunda, a tarde, com o diácono José Aderaldo, da Paraíba (PB). Também a tarde os diáconos puderam conhecer melhor como funciona a Diaconia Territorial São Mateus – primeira diaconia do Regional Nordeste 3 -, bem como a diaconia situacional, que é o trabalho dos diáconos nos cemitérios (Campo Santo, Quintas dos Lázaros e Bosque da Paz).

“Os diáconos na Igreja são a personificação do serviço; são o Cristo Servo, Aquele que veio para servir e dar a vida. Então os nossos diáconos são aqueles que dão a vida pelo serviço: serviço da Palavra, serviço do altar e o serviço da caridade; e a Igreja precisa de servos dispostos a arregaçar as mangas e a transformar a sociedade, plantar a semente do Reino de Deus”, afirmou o diácono Júlio.

Para o diácono da Paróquia Nossa Senhora da Esperança, diácono Francisco Santos Oliveira, o I Congresso Arquidiocesano Diaconal é importante por refletir e fortalecer a missão, que é o serviço. “O diácono está sempre à serviço da comunidade, dos irmãos, da paróquia. O importante no diácono é servir. Este congresso nos faz refletir e vivenciar sobre a nossa diaconia, que é da Palavra, da Liturgia e da caridade” disse.

Texto: Sara Gomes

Fotos: Daniela Andrade, Sara Gomes e diácono Raimundo Valverde