Arquidiocese Notícias

Igreja da Palma agora está sob os cuidados da Fraternidade Samaritanos Beneditinos

Nesta segunda-feira, dia 5 de novembro, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidiu a Missa de entrega da Igreja e do Convento Nossa Senhora da Palma para a Fraternidade Samaritanos Beneditinos, que, a partir de agora, passa a zelar pelo local. A Celebração Eucarística, que marcou, ainda, o início de um processo que levará à restauração do templo, também celebrou a inauguração do Lar Sênior Residence, voltado para a moradia e o cuidado de idosos.

Durante a homilia, Dom Murilo falou sobre a importância da preservação do templo e do convento. “Eu penso que vocês todos têm o mesmo propósito de revitalizar a Igreja, esse complexo de tanta riqueza histórica para a cidade de Salvador e de todo o Brasil. Guiar-se pelo mesmo propósito, guiar-se pelo mesmo amor. Queremos que, não só este lugar, mas todos os lugares históricos, particularmente aqueles que estão sob a responsabilidade da Igreja, sejam cuidados, recebam o carinho que merecem, e com a colaboração de todos, do Poder Público, das autoridades, da comunidade, daqueles que moram aqui na região, que com o esforço de todos, trabalhemos em busca do mesmo objetivo que é dar vida ao que diz respeito àquilo que os nossos antepassados nos deixaram. Nós somos herdeiros de uma riqueza imensa em termos de obra de arte nesta cidade e elas são fruto do carinho e da atenção que o nosso povo tinha para a Igreja. Eles queriam homenagear o Senhor!”, afirmou.

De acordo com o Irmão Jorge, ao lado do templo será criado um cerimonial que ajudará a manter a Igreja. Além disso, a Fraternidade já está fazendo contato com os moradores do entorno, com o Exército e com o Lar Sênior de Idosos. “Nós agora assumimos a missão de restaurar esta Igreja belíssima. Aqui tem as maiores obras de Joaquim José da Rocha, inclusive existem estudos que mostram que parece que ele está enterrado aqui, pois ele foi membro da Irmandade. Embora a Igreja já tenha o nome de Igreja Nossa Senhora da Palma, nós colocamos o nome da comunidade de Comunidade da Diaconia da Beleza, que é um movimento que já existe em Roma e que agrega restauradores, músicos, arquitetos e faz com eles todo um trabalho de evangelização. Este é o trabalho que nós queremos fazer aqui, um trabalho diferente, um trabalho voltado para a evangelização com os artistas, com músicos, restauradores”, disse o Irmão Jorge Rocha, responsável pela Fraternidade Samaritanos Beneditinos.

“É muito expressivo o nome dado: Comunidade Diaconia da Beleza. Diaconia significa ‘estar à serviço de’, portanto eles querem estar à serviço da Beleza. O mundo tende para o Belo, porque Deus é o Belo. Este é um patrimônio que agora precisa de cuidado, de carinho e eu tenho certeza que é isso o que a Fraternidade  se dispõe a fazer”, disse Dom Murilo.

Logo após a bênção final, Dom Murilo e o Irmão Jorge assinaram o contrato que, oficialmente, documenta a entrega Igreja e o Convento da Palma à Fraternidade. Em seguida, Dom Murilo abençoou o local onde funcionará a secretaria e a lojinha da Palma, e o Lar Sênior. “Nós estamos criando em nossa Arquidiocese a cultura da manutenção das igrejas para que elas não venham chegar ao restauro e para que também não digam ‘ah, a Igreja não cuida’. A Igreja cuida: o patrimônio é da humanidade e a Igreja é a administradora”, disse Irmão Jorge.