Destaque

Inscrições abertas para curso de Teologia, que a partir de 2015 está mais rápido e mais barato

Curso de TeologiaEstão abertas, e seguem até o dia 14 de janeiro, as inscrições para o curso de Teologia da Universidade Católica do Salvador (UCSal), que agora tem um diferencial: os estudantes poderão concluir a graduação em quatro anos. Os componentes curriculares, distribuídos em oito semestres, focam as Sagradas Escrituras, a Tradição, o Magistério Eclesiástico e redesenham o conteúdo da área pastoral e da Liturgia, para manter um constante diálogo com o mundo contemporâneo. Os interessados devem acessar o site www.ucsal.br.

De acordo com o coordenador do curso de Teologia da UCSal, padre Adilton Pinto Lopes, a redução na duração da graduação para leigos deverá atrair mais estudantes.  “Muitos leigos antes não optavam por fazer a Teologia, por levar muito tempo. Para ser padre é obrigatório o conhecimento das duas áreas [Teologia e Filosofia], mas o leigo só estuda as duas se quiser. A nova matriz do bacharelado de Teologia, inclusive, traz algumas matérias filosóficas em sua grade, para suprir as necessidades de quem só quer estudar por quatro anos”, afirma.

Para cursar, os interessados devem participar de uma das três modalidades do processo seletivo. A primeira é o Vestibular Social, ofertado para contemplar o acesso de estudantes egressos da Rede Pública de Ensino e que comprovem o perfil socioeconômico em situação de vulnerabilidade. Nesta modalidade haverá o desconto de 50%, inclusive para religiosos (as), dioceses, comunidades novas e leigos (as) indicados pelos párocos e candidatos ao diaconato permanente; evangélicos, homens de boa vontade. Já as pessoas que recebem até um salário mínimo receberão a bolsa integral. As provas acontecerão no dia 18 de janeiro.

A segunda modalidade é a transferência externa, para egressos de outras Instituições de Ensino Superior (IES), cujo curso de Teologia esteja autorizado ou reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Por fim, a terceira forma de ingresso no curso é a matrícula especial, voltada para os portadores de Diploma de Nível Superior de Instituições credenciadas pelo MEC.

O curso

O curso de Teologia da UCSal pretende dar um embasamento maior ao aluno, unindo a Santíssima Trindade, o conhecimento acadêmico, racional e a fé celebrada nas comunidades cristãs.  Segundo a ex-aluna, e primeira leiga a se formar em Teologia pela UCSal, Ana Barbuda, a formação em Teologia é fundamental para os cristãos. “Inegável a necessidade de formação teológica, não só para os presbíteros, mas para os religiosos e religiosas, leigos e leigas, o povo de Deus, e cristãos em geral. A vida é feita por e para pessoas que nascem, alegram-se, entristecem, lutam, sofrem, ganham, perdem, vivem e morrem. Não está numa maquete, no laboratório. O saber teológico deve ser esse que nos faz transcender e levar adiante um projeto de amor”, conta.

A professora Marize Pitta, pedagoga e também membro do núcleo docente estruturante da Universidade Católica, salienta que, além de todas as especificações e vantagens trazidas pela grade, o curso também segue as orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Arquidiocese de Salvador, do MEC e da UCSal, o que para o estudante é fundamental no momento de ingressar no mercado de trabalho.

O docente e um dos membros do Núcleo Docente Estruturante da UCSal, frei Jorge, afirma que o objetivo da universidade é capacitar seus agentes evangelizadores.  “A intenção é que o egresso desse curso ofereça à igreja adequada orientação, dando um suporte na prática evangelizadora e pastoral, pois estará capacitado para planejar e gerir projetos pastorais, no intuito de responder aos anseios das necessidades da Igreja”, “A diminuição de carga horária para leigos é uma possibilidade de atrair amantes da teologia. É um curso aberto”, completa.