Já montou o presépio?! Confira fotos enviadas por internautas!

Durante o mês de dezembro, e até o dia 6 de janeiro, milhares de pessoas se dedicam a montar e contemplar os presépios que retratam o nascimento de Jesus. Esta arte teve início nos primeiros séculos do cristianismo. Vitrais, pinturas e esculturas são algumas das formas que os artistas encontraram para ilustrar este fato que mudou o rumo da humanidade: Deus se fez pequeno e veio morar conosco.

No ano de 1223, São Francisco de Assis, com o intuito de contar com clareza a história do natal, montou um presépio vivo e essa tradição foi aos poucos ganhando espaço nas principais igrejas e catedrais da Europa, durante a Idade Média, além das casas de reis e nobres no período do Renascimento. Essas expressões artísticas estavam restritas às igrejas e palácios e só a partir do século XVI é que as famílias começaram a montar o presépio em casa.

Alguns internautas enviaram fotografias dos presépios que montaram em casa, nas paróquias e nas instituições onde trabalham. Confira, abaixo, algumas fotos!