Jornada de Espiritualidade anima jovens da Arquidiocese

A preparação para a Jornada de Espiritualidade Jovem – JEJ, durou meses. Nenhuma expressão juvenil deixou de Foto- Catiane Leandro (74)acompanhar “o costurar” do evento de forma significativa. “A JEJ perpassa pela questão de apresentar as diversas espiritualidades do nosso meio juvenil. É uma oportunidade de todos trabalharem juntos por um mesmo projeto. Outro ponto interessante é o protagonismo juvenil, valoriza e deixa o jovem trabalhar, mostrar e construir suas ideias”, explica Uelem Medeiros Coordenador da Pastoral da Juventude(PJ).

O evento

Conhecida por reunir toda a juventude da arquidiocese em um só lugar, uma das características da JEJ é apresentar ao jovem, os caminhos de espiritualidade disponíveis para ajudar em sua caminhada cristã. Os stands ornamentados e caracterizados por cada expressão, simboliza a juventude diversificada, mas unificada presente no encontro.

“Esse evento fortalece a caminhada da juventude e une os movimentos. Muitos jovens não sabem como funciona, como é articulada, quais movimentos existem e como é estruturada a nossa Arquidiocese. Ano passado os jovens da minha paróquia, São Paulo Apostolo, ficaram perguntando o que era o Encontro de Jovens com Cristo (EJC), eles se interessam por ouvir falar e por ver as camisas. A curiosidade existe e aqui eles podem conhecer um pouco mais”, afirma Rogelane Conceição membro do EJC.

Foto- Catiane Leandro (10)E não é só o EJC que tem representação no evento organizado pelo Setor Juventude. Todas as expressões juvenis são convidadas a apresentar sua identidade durante o evento para que os jovens possam compreender e se encaixar em algum movimento, expressão, pastoral, etc.

O missionário paulista, Astromar Miranda, foi convidado a conduzir as reflexões durante o encontro e falando sobre relacionamento, castidade, profissão, metas, propósito e objetivos, cativou a platéia com seu modo irreverente e leve de se comunicar com a juventude. Após concluir a última pregação – foram três no total – deixou um recado para a juventude soteropolitana. “Jovem, seja o quinto evangelho. Existem os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas, João e a tua vida. Muitas pessoas podem não conhecer nenhum desses quatro, mas as pessoas vão ver o seu testemunho, ser o quinto evangelho é ser sal e luz” relata.

JMJ Cracóvia 2016

Durante a JEJ aconteceu, também, o lançamento da jornada Mundial da Juventude Cracóvia 2016. Apresentada pelo bispo auxiliar Dom Gilson Andrade da Silva, o convite para Cracóvia foi introduzido pela apresentação do grupo Agitaê Juventude, que levou os jovens a relembrar a jornada do Rio. Quando um jovem subiu ao palco, caracterizado de Papa Francisco e fez o convite à juventude para a JMJ, toda a platéia, sem ensaiar, começou a gritar em coro: “Essa é a juventude do papa”, emocionando os presentes.

Após as pregações, intercaladas pela animação das bandas da comunidade Shalom e EJC, o dia foi encerrado com o show da banda de Patrícia Ribeiro, seguido de adoração ao Santíssimo.Foto- Catiane Leandro (153)

Para Evanilson Lima, membro da comissão para a Jornada Mundial da Juventude, o encontro atingiu o objetivo esperado e possibilitou uma experiência única do jovem com Cristo “A JEJ é um encontro, uma possibilidade de vida nova. Se você experimentar verdadeiramente, consegue beber de uma fonte inesgotável. O jovem que vive o encontro, quer mais, não consegue ficar na mediocridade. O PHN (Por Hoje Não) é hoje, uma renovação. Fazer constantemente a juventude que tem sede de Deus, se encontrar com Deus, é a melhor coisa que existe”, conclui.

Fotos: Catiane Leandro