Jovens brasileiros na reunião preparatória para o Sínodo dos Bispos 2018

O Papa Francisco quer saber o que os jovens pensam da Igreja e da sociedade e colher sugestões para que as reflexões da próxima assembleia do Sínodo dos Bispos, marcada para outubro, sejam realizadas a partir da escuta dos jovens. É com essa motivação que acontecerá a reunião pré-sinodal, de 19 a 24 de março, em Roma, com participação de 315 jovens de todo o mundo, sendo cinco do Brasil.

Entre os representantes brasileiros, há três indicados pela Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e outros dois convocados por meio de outras entidades eclesiais.

A escolha no âmbito da Comissão para a Juventude aconteceu por meio das coordenações das diversas expressões juvenis e da equipe de comunicação ligadas à Pastoral Juvenil. Foram escolhidos Juliene Barros, participante do movimento Milícia da Imaculada e membro da Equipe Nacional de Comunicação da Pastoral Juvenil – Jovens Conectados; Davi Rodrigues, secretário nacional da Pastoral da Juventude (PJ) e representante das Pastorais da Juventude na Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional; e Ariany Leite, da Juventude Missionária Redentorista e representante das congregações religiosas na Coordenação da Pastoral Juvenil Nacional.

Além dos indicados pela CNBB, também foram convocados Lucas Galhardo, que representará o Movimento Apostólico de Schoenstatt Internacional, e Leon Souza, assessor nacional da Cáritas Brasileira para a área de atuação de infância, adolescência e juventudes e membro do Fórum de Jovens da Cáritas Internationalis.

“O processo que se estabelece para realizar um sínodo envolve muita gente e principalmente aqueles cujo o tema atinge mais de perto, ou seja, são destinatários primeiros”, comenta o assessor da Comissão para a Juventude da CNBB, padre Antônio Ramos do Prado.

A designer Juliene Barros, que coordena a equipe dos Jovens Conectados, é de São Bernardo do Campo (SP) e participa da Milícia da Imaculada. Para ela, será “uma alegria e uma grande responsabilidade” representar a juventude do Brasil na reunião pré-sinodal, “pois a nossa juventude é muito diversa, e ao mesmo tempo, sofre com as diversas problemáticas sociais e familiares”.

Foto: Instagram/Jovens Conectados | Juliene, ao centro, acompanha assessor da Comissão, padre Toninho, e uma membro da Pastoral Juvenil, em Aparecida

Juliene destaca o trabalho desenvolvido nos Jovens Conectados, a equipe de comunicação da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB: “O nosso trabalho é ser um caminho de comunicação e de evangelização para as diversas expressões juvenis do Brasil, muitos jovens já se motivaram e compreenderam a sua vocação através dos testemunhos e conteúdos que publicamos”.

O Sínodo de 2018, que é a XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, terá como tema “Os jovens, a fé, e o discernimento vocacional”. Este encontro com jovens de todo o mundo é organizado pela Secretaria Geral do Sínodo em colaboração com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. Ele contará com a presença de jovens de outras religiões e também ateus.

Toda a mobilização tem a intenção de saber o que pensam de si mesmos e dos adultos; como vivem a fé e que dificuldades encontram sendo cristãos, como programam suas vidas e que problemas encontram no discernimento de sua vocação, como veem a Igreja hoje e como gostariam que fosse, de acordo com entrevista do cardeal Lorenzo Baldisseri, responsável pela Secretaria do Sínodo.

“Durante a reunião pré-sinodal, iremos trabalhar com cerca de 300 jovens de todo o mundo, partilhar as nossas expectativas em relação ao olhar da Igreja sobre a juventude, além de compartilhar a nossa realidade. Assim, será a nossa maneira de sermos protagonistas durante esse sínodo, pois todo material colhido desses dias da reunião pré-sinodal, será transformado no Instrumentum laboris, o “Documento de Trabalho” para os padres sinodais utilizarem no Sínodo de outubro”, explica Juliene.

Participação
Será possível aos jovens do mundo inteiro participarem das discussões da reunião pré-sinodal através das redes sociais. Estarão dispostos em Roma voluntários para receber contribuições a partir de grupos linguísticos (português, inglês, espanhol, francês, italiano e alemão) em grupos do Facebook. Este é o link do grupo em Português e as orientações para a participação.

“Nós estamos aqui para escutar. Eles devem nos fazer sugestões, dizer o que pensam, o que querem, de maneira que os padres sinodais, em outubro, tenham uma base sobre a qual refletir e fazer um trabalho pastoral a se apresentar a todo o mundo, sobretudo com respeito por aqueles que não estão na Igreja, mas fora dela, para o bem da sociedade e da humanidade”, afirmou o cardeal Baldisseri.

Mais informações sobre o Sínodo: http://www.synod2018.va

Fonte: CNBB