Juventude participou do Crisjovem no último domingo (18)

Com o tema Juventude Transformando a Igreja e a Sociedade, os Pjoteiros de Salvador – membros da Pastoral da Juventude (PJ) – levaram cerca de 300 jovens ao Instituto Nossa Senhora da Assunção, nos Barris, para viver o 43º Crisjovem.  O objetivo do evento que vem se modificando ao longo dos anos, é motivar a juventude para a importância de se inserir nos espaços de transformação da Igreja e da sociedade, sendo protagonista na construção da civilização do amor.

“Os primeiros Crisjovens eram Semana Bíblico-Catequética, e desde o início ele sempre foi preparado, organizado pela coordenação arquidiocesana, juntamente com as lideranças da pastoral da juventude. Então dede 1972, com o saudoso padre Mathon, nós começamos a fazer esse evento que é o ponto máximo da Pastoral da Juventude durante o ano”, explica Althielis de Jesus, membro da Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Juventude.

De acordo com o Pjoteiro, o evento é o primeiro contato que o jovem tem com a Pastoral da Juventude Arquidiocesana e é uma forma de evangelizar e preparar lideranças. “2010 foi o primeiro que eu participei, eu era membro de um grupo de jovens e foi naquele momento que conheci a PJ. Muitas pessoas que hoje estão na coordenação tiveram no Crisjovem o primeiro encantamento. É aquele momento em que você toma aquele “baque” bom e tudo o que você vive durante aquele dia, você quer viver mais, quer conhecer mais. Passar um dia inteiro de formação, oficinas,adoração e animação. É muito importante poder celebrar mais um Crisjovem”, diz.

A motivação dos jovens oriundos de diferentes paróquias de Salvador começou às 7h, quando os portões se abriram para a acolhida. Na ornamentação de entrada, fotos de mártires que morreram na tentativa de mudar o mundo e, em seguida, uma reflexão para que o jovem ingressante no espaço tivesse a certeza de que os jovens são os novos construtores desse mundo. “O Crisjovem pode ser visto de duas formas. Primeiro como um evento para celebrar a caminhada e a vida da juventude naquele ano. Segundo apresentar elementos para contribuir na formação integral dos jovens”, afirma o coordenador arquidiocesano da Pastoral da Juventude, Uelen Medeiros.

Após a oração inicial aconteceu a conversa afiada, onde três mulheres contaram aos jovens um pouco de suas vidas e deram testemunho de fé e serviço na sociedade. Em seguida aconteceu a Celebração Eucarística, presidida por padre João Pedro e concelebrada por padre Josuel Jesus, assessor Eclesiástico da juventude.

Após o intervalo para o almoço, os jovens foram divididos em oficinas para discutir temas importantes para a construção da percepção na sociedade, entre eles Juventude e espiritualidade libertadora, Redução da maioridade penal, Juventude negra: um grito pela vida e Intolerância religiosa.

O evento ainda contou com o Festival da Juventude que reuniu artistas para apresentação de música e arte no palco.

Confira as fotos!

Fotos: Catiane Leandro e Rosa Brito