Notícias

15 de Janeiro é dia de lavar o adro do Bonfim

A tradicional Lavagem dosenhor do bonfim Bonfim, que acontece toda a 2ª quinta-feira do ano, após a festa de Reis (esse ano dia 15 de janeiro), atrai homens, mulheres e crianças das diversas partes do Brasil e do mundo.

A lavagem do adro da Basílica, que desde o ano de 2014 é conhecida como Lavagem de Corpo e Alma, tem como objetivo resgatar a dimensão da piedade popular e penitencial da caminhada e evangelizar pelo testemunho, anúncio da Boa Nova e denúncia de tudo o que fere a dignidade da pessoa humana e destrói a vida.

“Queremos que a Festa do Senhor do Bonfim possa marcar a cidade, tanto espiritualmente como enquanto acontecimento de expressão da fé do povo”, afirma padre Edson Menezes, Reitor da Basílica do Bonfim.

O festejo se inicia às 8 da manhã com a celebração inter-religiosa na Basílica da Conceição da Praia. É importante ressaltar que se trata de uma celebração inter-religiosa (e não culto ecumênico), por se tratar de um momento que não envolve apenas religiões cristãs.

A abertura e fechamento serão realizados pelo padre Valson Santos Sandes, Vigário paroquial da basílica. Após seu pronunciamento, haverá a leitura da palavra de Deus, falando de paz e em seguida, outros representantes religiosos se pronunciarão.

Estarão presentes no diálogo inter-religioso: o representante da Federação Espírita da Bahia, Marcel Mariano; a representante da Organização Brahma Kumaris (Induísta), Ieda Meireles; o ministro André Oliveira, representante da igreja messiânica; e também um representante da Legião da boa vontade.

Após celebração ecumênica, o cortejo seguirá pelas ruas da cidade baixa em direção à Basílica do Senhor do Bonfim, onde padre Edson Menezes receberá os fiés para a benção da água.

Quando chegar ao Bonfim, o cortejo das baianas inicia a lavagem do adro da igreja.
Até o fim do ritual, a basílica permanecerá fechada, mas a imagem do Senhor do Bonfim ficará visível para visitação.

Confira a programação completa da festa do Bonfim!

Novenário: 8 a 17 de janeiro de 2015 sempre às 19h30min.

08/01/2015 – quinta-feira

19h – Abertura das atividades com o hasteamento da Bandeira do Senhor Bom Jesus do Bomfim em frente à Basílica Santuário.
19h30min – Novena – 1º Subtema: Jesus, o Senhor do Bonfim, é o caminho que nos leva ao Pai, convidando-nos a cultivar a humildade, a simplicidade, a disponibilidade para amar e servir (Mt 23,1-12).
Pregador: Dom Gilson Andrade da Silva, Bispo Auxiliar da nossa Arquidiocese.
Peregrinação dos paroquianos das paróquias que pertencem à Forania 07

09/01/2015 – sexta-feira

19h30min – Novena – 2º Subtema: Jesus, o Senhor do Bonfim, é o caminho que nos leva ao Pai, convidando-nos a fazer a experiência do perdão, da reconciliação e da conversão (Lc 7,36-50)
Pregador: Pe. Edmilson Santos da Costa, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Ó. Peregrinação dos paroquianos das paróquias que pertencem à Forania 03

10/01/2015 – sábado

17h – Missa com a participação especial das crianças
19h30min – Novena – 3º Subtema: Jesus, o Senhor do Bonfim, é o caminho que nos leva ao Pai, convidando-nos a testemunhar a nossa fé, sendo sal, luz e fermento no mundo (Mt 5,13-16).
Pregador: Pe. Manoel de Oliveira Filho, Delegado Episcopal para Área Pastoral Ascensão do Senhor.
Peregrinação dos paroquianos das paróquias que pertencem às Foranias 01 e 06

11/01/2015 – domingo

Missas nos horários normais – 6h, 7h30min, 9h, 11h, 15h e 17h.
7h30min – Missa Solene do Santíssimo Sacramento presidida por: Pe. Edson Menezes da Silva, Reitor desta Basílica Santuário.
19h30min – Novena – 4º Subtema: Jesus, o Senhor do Bonfim, é o caminho que nos leva ao Pai, convidando-nos a fazer a experiência da partilha, da caridade e solidariedade (Mc 6,34-44).
Pregador: Côn. Lázaro Silva Muniz, Pároco da Catedral Metropolitana, Transfiguração do Senhor, Basílica.
Peregrinação dos membros das irmandades, devoções e ordens terceiras.

12/01/2015 – segunda-feira

14h – Concentração dos Enfermos com oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, concluindo com missa às 15h.
19h30min – Novena – 5º Subtema: Jesus, o Senhor do Bonfim, é o caminho que nos leva ao Pai, convidando-nos a vivenciar e praticar a misericórdia e a compaixão (Lc 10,25-37).
Pregador: Pe. Raimundo Mário de Santana, Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré.
Peregrinação dos paroquianos das paróquias que pertencem à Forania 02

13/01/2015 – terça-feira

14h – Concentração dos ministros extraordinários da comunhão eucarística de toda Arquidiocese para uma tarde de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, concluindo com missa às 17h.
19h30min – Novena – 6º Subtema: Jesus, o Senhor do Bonfim, é o caminho que nos leva ao Pai, ensinando-nos a prática do dom acolhimento, do ecumenismo, do diálogo inter-religioso e da construção de uma autentica cultura do encontro (Jo 4,1-30).
Pregador: Pe. Maurício da Silva Ferreira, Reitor da Universidade Católica do Salvador.
Peregrinação dos paroquianos das paróquias que pertencem à Forania 04

Dia 14/01/2015 – quarta-feira

14h30min – Concentração dos membros do Apostolado da Oração para oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, concluindo com missa às 17h.
19h30min – Novena – 7º Subtema: Jesus, o Senhor do Bonfim, é o caminho que nos leva ao Pai, convidando-nos a cultivar a perseverança no cumprimento da missão, a cultivar sempre a esperança, e anunciar a alegria o Evangelho (Jo 16,16-24).
Pregador: Pe. Josevaldo Carvalho Nascimento, Pároco da Paróquia dos Santos Cosme e Damião.
Peregrinação dos paroquianos das paróquias que pertencem à Forania 05

Dia 15/01/2015 – quinta-feira

Tradicional lavagem do adro da Basílica do Bonfim que permanecerá fechada para acesso dos fiéis e manterá a porta da frente aberta para veneração pública da imagem peregrina do Senhor do Bonfim.
8h – 2º Caminhada saindo da Conceição da Praia.
9h – Show de músicas religiosas no adro da Igreja do Bonfim, preparando o público para o momento da bênção que será dada a todo povo na chegada do cortejo das baianas.
12h – Acolhida ás baianas pela Devoção do Senhor do Bonfim e entrega das vassouras para Lavagem do Adro da Basílica do Senhor do Bonfim.
Após o ritual da lavagem, a Imagem peregrina do Senhor do Bonfim ficará próxima à porta principal da Basílica Santuário para veneração pública dos fieis até ás 18h.

16/01/2015 – sexta-feira

19h30min – Novena – 8º Subtema: Jesus, o Senhor do Bonfim, é o caminho que nos leva ao Pai, convidando-nos fazer a experiência da renuncia, do desapego e segui-Lo carregando a sua cruz (Mt 16,24-28).
Pregador: Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, scj, Arcebispo Metropolitano.
Peregrinação dos paroquianos das paróquias que pertencem à forania 09

17/01/2015 – sábado

19h30min – Novena – 9º Subtema: Jesus, o Senhor do Bonfim, é o caminho que nos leva ao Pai, convidando-nos a superar todo tipo de preconceito, a combater a intolerância religiosa, a aceitação do diferente e a convivência pacífica com todos (Mc 9,30-40).
Pregador: Pe. Gilson Magno dos Santos, Capelão da Capela de Nossa Senhora da Vitória – Canela.
Peregrinação dos paroquianos das paróquias que pertencem à forania 08

DIA DA FESTA – 18/01/2015 – domingo

4h30min – Alvorada e repique dos sinos, anunciando o grande dia da festa.
5h – Missa com a participação, em especial, dos homens que, nas sextas-feiras, são sempre maioria nas missas, expressão da devoção masculina ao Senhor do Bonfim.
6h – Missa dos devotos e das devotas pelas famílias baianas, que cultivam a devoção ao Senhor do Bonfim, recebida dos seus antepassados.
7h30min – Missa transmitida pela Rádio Excelsior na intenção dos ouvintes e dos internautas
9h – Recitação do terço da misericórdia
10h – Missa Solene presidida por: Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, scj, nosso Arcebispo Metropolitano.
16h – Grande procissão dos três pedidos que, este ano, terá, à frente, vendedores ambulantes uniformizados. Local de saída: Igreja dos Mares
Na chegada à Colina, daremos três voltas em torno da Basílica fazendo três pedidos.
Encerramento com pregação do Pe. Edson Menezes da Silva e bênção do Santíssimo Sacramento.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário