Novos bispos participam de encontro na CNBB

Novos BisposO bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, participa do 25º Encontro de Novos Bispos, promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro, que teve início no dia 11, segue até 15 de agosto, na sede da instituição, em Brasília (DF), e tem como objetivo promover uma convivência entre os novos bispos, nomeados pelo para Francisco de setembro de 2013 até julho de 2014.

O arcebispo de Palmas (TO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, da CNBB, dom Pedro Brito Guimarães, afirma que o encontro é importante por ser o primeiro contato daquele que foi escolhido e nomeado bispo com a estrutura da CNBB. “Esse curso, que na verdade tem mais o formato de encontro, tem como objetivo primeiro a convivência entre eles”, ressalta.

Por meio do curso, os novos bispos podem conhecer a estrutura, os trabalhos e os serviços da CNBB, além de se aproximarem das comissões, das pastorais e dos assessores. Dom Pedro destaca ainda que os participantes irão visitar o Congresso Nacional e conhecer um pouco mais a respeito da questão política, que acaba afetando as questões religiosas. “Pode parecer até estranho mas o bispo deve saber também que existe o Congresso, o Senado e a Câmara, que incidem diretamente na diocese que ele trabalha. Muita coisa chega ou não chega lá dependendo dos representantes políticos”, afirma o arcebispo de Palmas.

Para dom José Carlos de Sousa Campos,  nomeado bispo de Divinópolis (MG) em maio deste ano, a rotina mudou um pouco, desde a sua nomeação. “Hoje o leque de atividades é maior. A diocese de Divinópolis tem 25 municípios e 53 paróquias, então gasto alguma parte do meu tempo para me deslocar entre essas localidades”, explica.

Dom José nutre boas expectativas para o encontro e afirma que o primeiro ganho do evento é mesmo a convivência. “Aqui estão os bispos de muitos lugares do país, muitas cidades, e vamos partilhar um pouco o nosso ser Igreja no Brasil. Claro que além disso, é importante conhecer a estrutura da CNBB, essa casa que, de alguma forma, passa a ser também do bispo no tempo da sua missão”, concluiu o bispo de Divinópolis.

Texto e foto: CNBB