Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus: fiéis da Arquidiocese de Salvador vivenciam a Semana Santa

A Igreja se prepara para vivenciar a Semana Santa, tempo forte que recorda a Paixão Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Neste período, também chamado de Semana Maior, as 101 paróquias e a diaconia da Arquidiocese de Salvador contam com programações especiais. O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, e os bispos auxiliares, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, Dom Marco Eugênio Galrão e Dom Hélio Pereira dos Santos, presidirão Missas e celebrações. Confira a programação:

14 de abril – Domingo de Ramos

A abertura da Semana Santa acontece no Domingo de Ramos, que este ano será no dia 14 de abril. Os fiéis se encontrarão na praça do Campo Grande às 7h30 e seguirão em procissão até a praça Municipal, onde o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidirá a Missa.

17 de abril – Procissão do Encontro

A Quarta-feira Santa é marcada pelo encontro simbólico das imagens de Nossa Senhora das Dores e do Senhor Bom Jesus dos Passos. Neste dia, às 12h30, a Missa será celebrada na Igreja da Ajuda (Centro Histórico). Logo após a Celebração Eucarística, por volta das 13h30, a imagem do Senhor Bom Jesus dos Passos será conduzida até a Igreja de São Domingos de Gusmão (Terreiro de Jesus), onde se encontrará com a imagem de Nossa Senhora das Dores. A procissão percorrerá algumas ruas do Centro Histórico e as duas imagens serão levadas de volta para a Igreja da Ajuda.

18 de abril

Missa dos Santos Óleos

Na manhã da Quinta-feira Santa, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidirá a Missa do Crisma e da Renovação das Promessas Sacerdotais. Neste dia, todo o clero da Arquidiocese de Salvador participa desta Celebração Eucarística que, este ano, acontecerá na Catedral Basílica, às 8h30.

Durante a celebração, Dom Murilo fará o rito de bênção dos óleos dos catecúmenos, que são usados no Batismo e no Crisma, e o óleo da Unção dos Enfermos. Nesta celebração os padres também renovam as promessas pronunciadas no dia da Ordenação Sacerdotal, sendo por isso também chamada Missa da Unidade, expressando a comunhão diocesana em torno do mistério pascal de Cristo. É um momento muito intenso de comunhão eclesial, de participação das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja.

Missa da Ceia e do Lava-Pés

À noite, às 18h, Dom Murilo presidirá a Missa da Ceia do Senhor, na Catedral Basílica.

19 de abril – Sexta-feira da Paixão

Às 15h haverá a Exposição do Calvário, na Igreja São Domingos de Gusmão (Terreiro de Jesus). Dom Murilo presidirá a Liturgia da Paixão, a partir das 16h, na Catedral Basílica. A partir das 17h, acontecerá a veneração da imagem do Senhor Morto.

Neste dia também acontece a Liturgia da Paixão na Igreja do Carmo, a partir das 15h, seguida da procissão do Senhor Morto. Nesta procissão os fiéis conduzem a imagem da autoria de Francisco Chagas, conhecido como “O Cabra”.

20 de abril – Sábado Santo / Vigília Pascal

No Sábado Santo, a Vigília Pascal terá início às 18h, na Catedral Basílica.

21 de abril – Páscoa

Para celebrar a Ressurreição do Senhor, Dom Murilo presidirá a Missa no Domingo de Páscoa, às 10h, na Catedral Basílica.