Papa: a boa política está ao serviço da paz

“Paz para esta casa!” Com estes votos o Papa Francisco inicia o novo ano e abre a sua Mensagem para o Dia Mundial da Paz, divulgada nesta terça-feira, 18, em vista da recorrência do próximo 1º de janeiro. São as palavras com as quais Jesus envia os apóstolos em missão e a casa da qual fala, é “toda família, comunidade, todo país, todo continente” e é também “a nossa casa comum”, da qual Deus nos confia os cuidados.

O desafio da boa política

O coração da mensagem, datada de 8 de dezembro de 2018, é a estreita relação entre a paz e a política da qual Francisco descreve potencialidades e vícios na perspectiva presente e futura, colocando ambas em um  “desafio” diário, em um “grande projeto” fundado “na responsabilidade recíproca e na interdependência dos seres humanos”.

A paz, como uma “flor frágil que tenta florescer no meio das pedras de violência” – escreve o Papa, citando o poeta Charles Peguy – se choca com “abusos” e “injustiças”, “marginalização e destruição” que a política provoca, quando “não é vivida como um serviço à comunidade”.

A boa política, por outro lado, é um “veículo fundamental para construir cidadania e obras” e, se “implementada no respeito fundamental da vida, liberdade e dignidade”, pode se tornar uma “forma eminente de caridade”.

Caridade e virtude por uma política a serviço da paz e dos direitos

E se a ação do homem é sustentada e inspirada pela caridade, recorda Francisco citando Caritas in Veritate de Bento XVI – “contribui para a edificação daquela cidade universal de Deus para a qual avança a história da família humana”.

É um programa em que os políticos de todas as afiliações podem encontrar-se, contanto que operem para o bem da família humana, praticando virtudes que “sujeitam-se ao bom agir político”: justiça, equidade, respeito, sinceridade, honestidade, lealdade.

O bom político é – conforme descrito pelas bem-aventuranças do cardeal vietnamita François Xavier Nguyễn Vãn Thuận que o Papa retoma – quem tem a consciência de seu papel, quem é coerente, credível, capaz de ouvir, corajoso e comprometido com a unidade e a mudança radical. Disto a certeza expressa na Mensagem de que “a boa política está a serviço da paz”.

Virtudes e vícios da política

Mas a política não é feita apenas de virtudes e de respeito pelos direitos humanos fundamentais. Francisco dedica um parágrafo de sua Mensagem aos “vícios” que “enfraquecem o ideal de uma autêntica democracia”. São aquele que ele define “inépcia pessoal”, “distorções no meio ambiente e nas instituições”, sobretudo a corrupção e, em seguida, o não respeito das regras, a justificação do poder com a força, a xenofobia, o racismo: eles “tiram credibilidade aos sistemas”, são “a vergonha da vida pública e colocam em perigo a paz social”.

Política, jovens e confiança no outro

Mas há também outro aspecto vicioso da política que o Papa destaca e que tem a ver com o futuro e os jovens. Quando o exercício do poder político – escreve ele – visa apenas “salvaguardar os interesses de certos indivíduos”, o futuro “fica comprometido e os jovens podem ser tentados pela desconfiança, por ser verem condenados a permanecer à margem”.

Quando, por outro lado, a política é concretamente traduzida em encorajar jovens talentos e vocações que requerem a sua realização, a paz propaga-se nas consciências e “torna-se uma confiança dinâmica”. Uma política está, portanto, a serviço da paz – afirma Francisco. – se reconhece os carismas de cada pessoa entendida como “uma promessa que pode liberar novas energias”.

Necessidade de artesãos da paz

Mas o clima de confiança, é a consideração do Pontífice, não é “sempre fácil”, em particular “nestes tempos”. A esse respeito, Francisco recorda o “medo do outro” generalizado, os “fechamentos”, “os nacionalismos” que marcam a política de hoje,  colocando em discussão a fraternidade de que nosso mundo globalizado tanto necessita. Disto a referência a “artesãos da paz” e autênticos “mensageiros” de Deus que animam nossas sociedades.

A este desejo se soma também, por parte do Papa, um apelo – cem anos após o fim da Primeira Guerra Mundial – de cessar com a “proliferação descontrolada de armas” e com a “escalada em termos de intimidação”.

Recordam-nos a paz – diz o Pontífice-  especialmente as muitas crianças vítimas da guerra . “A paz não pode jamais reduzir-se ao mero equilíbrio das forças e do medo. Manter o outro sob ameaça significa reduzi-lo ao estado de objeto e negar a sua dignidade.

A política da paz inspirada no Magnificat

O afresco que emerge da Mensagem do Papa conclui-se no último parágrafo com ênfase na relação entre direitos e deveres, para reiterar que – como nos recorda o septuagésimo aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos – o “grande projeto político da paz” baseia-se na “responsabilidade recíproca e na interdependência dos seres humanos”.

Isso nos desafia no compromisso diário e nos pede uma “conversão de coração e da alma”. Para aqueles que querem se comprometer na “política da paz”, o Papa sugere por fim o espírito do Magnificat que Maria canta em nome de todos os homens:  A «misericórdia [do Todo-Poderoso] estende-se de geração em geração sobre aqueles que O temem. Manifestou o poder do seu braço e dispersou os soberbos. Derrubou os poderosos de seus tronos e exaltou os humildes (…), lembrado da sua misericórdia, como tinha prometido a nossos pais, a Abraão e à sua descendência, para sempre» (Lc 1, 50-55).