Papa destaca importância dos treinadores na formação dos jovens

papa-francisco-88-anosEduquem os jovens para os valores autênticos do esporte, não para a rivalidade muito inflamada e à agressividade. Esta foi a exortação do Papa Francisco aos participantes do Seminário Internacional de estudos realizado em Roma sobre o tema “Treinadores: Educadores de pessoas”. E evento é organizado pela seção ‘Igreja e Esporte’ do Pontifício Conselho para os Leigos.
Treinador e a educação dos jovens
“A presença de um bom treinador-educador – afirma o Papa Francisco – revela-se providencial, sobretudo nos anos da adolescência e da primeira juventude, quando a personalidade está em pleno desenvolvimento e existe a busca de modelos de referência e de identificação”, quando “é mais real o perigo de perder-se atrás de maus exemplos e na busca de falsas felicidades”. “Nesta delicada fase da vida – sublinha a mensagem – é grande a responsabilidade de um treinador, que frequentemente tem o privilégio de passar muitas horas por semana com os jovens e de ter grande influência sobre eles com seu comportamento e a sua personalidade. A influência de um educador, sobretudo para os jovens, depende mais daquilo do que ele é como pessoa e de como vive do que daquilo que ele diz”.
Relativizar as derrotas e os sucessos
Assim – observa o Papa Francisco – é muito importante “que um treinador seja exemplo de integridade, de coerência, de um justo juízo, de imparcialidade, mas também da alegria de viver, de paciência, de capacidade e estima e de benevolência para com todos, especialmente para com os mais desfavorecidos”. E é “importante que seja um exemplo de fé”, pois a fé “nos ajuda a elevar o olhar para Deus, para não absolutizar algumas de nossas atividades, incluída a esportiva, quer amadora ou profissional, e ter assim o justo desapego e a sabedoria para relativizar quer as derrotas que os sucessos”. A fé, além disto, “nos dá aquele olhar de bondade sobre os outros que nos faz superar a tentação da rivalidade muito inflamada e da agressividade, nos faz compreender a dignidade de cada pessoa, mesmo daquelas menos dotadas ou desfavorecidas”.
Não permitir que o esporte se desnature por tantos interesses
“O treinador – destaca o Papa – pode dar uma contribuição muito preciosa para criar um clima de solidariedade e de inclusão em relação aos jovens marginalizados e em risco de deriva social”, e “se tem equilíbrio humano e espiritual, saberá também preservar os valores autênticos do esporte e a sua natureza fundamental de brincadeira e de atividade socializante, impedindo que isto se desnature sob a pressão de tantos interesses, sobretudo econômicos, hoje cada vez mais intrusivos”.
Treinadores, autênticos testemunhos da vida e da fé vivida
“O treinador, como todo bom formador – lê-se ainda na mensagem – deve receber uma sólida formação. É necessário formar os formadores”. Para isto, deve-se “investir os recursos necessários para a formação profissional, humana e espiritual dos treinadores”. “Como seria bonito – conclui a mensagem do Papa – se em todos os esportes e em todos os níveis, das grandes competições internacionais até os torneios dos oratórios paroquiais, os jovens encontrassem em seus treinadores autênticos testemunhos de vida e de fé vivida”.
Fonte: Rádio Vaticano