Papa exorta a “identificar soluções” que reforcem a paz na Colômbia

O Papa Francisco pediu aos participantes do XXVIII Encontro de Jurisdição Ordinária que se realiza em Cartagena da Índias, para “identificar soluções” que reforcem os cenários de paz na Colômbia. A mensagem foi divulgada na quinta-feira pelas autoridades colombianas, durante o encontro que reúne juristas para buscar fórmulas de justiça transicional que permitam pôr fim ao conflito armado interno.

Na carta, dirigida ao Presidente da Suprema Corte de Justiça, José Leonidas Bustos, o Pontífice ressaltou que o tema central da reunião “Justiça transicional, paz e pós-conflito”, “é de crucial importância para o futuro da Colômbia” e tem um alcance “que supera as próprias fronteiras nacionais”.

O Papa assegurou que acompanha os trabalhos do encontro – que se conclui esta sexta-feira – com suas orações, para que “no quadro da institucionalidade, possam contribuir com coragem e criatividade” para identificar soluções para alcançar a paz e colocar fim ao conflito armado que vive o país há cinquenta anos”. Soluções  estas – observou– que devem respeitar o ordenamento jurídico nacional e internacional.

“O Encontro ajudará a construção de uma sociedade cada mais inclusiva e a obter uma paz estável e duradoura”, escreveu Francisco na mensagem.

Em junho passado, durante visita do Presidente da Colômbia Juan Manuel Santos ao Vaticano, o Pontífice havia se oferecido para desempenhar o papel que fosse necessário para colocar fim ao conflito.

O próprio Presidente, cujo governo realiza diálogos de paz em Cuba desde novembro de 2012 com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) para pôr fim ao conflito armado de mais de meio século, participou do encontro e agradeceu aos juristas por abordarem estes temas.

Fonte: Rádio Vaticana