Destaque

Pastoral Arquidiocesana do Povo de Rua realiza Jornada pelo Dia Mundial dos Pobres

Em comunhão com o Papa Francisco, a Arquidiocese de Salvador, através da Pastoral Arquidiocesana do Povo de Rua, celebrará a Jornada Mundial dos Pobres, de 11 a 18 de novembro. Neste tempo favorável, acontecerão momentos de reflexão sobre o tema central – “Este pobre clama e o Senhor o escuta” – e de fortalecimento da opção preferencial pelos pobres, assumida pela Igreja através de tantas mãos e de corações que se doam em favor dos pequenos e excluídos da sociedade.

A programação terá início no dia 11, durante as missas dominicais celebradas nas paróquias. A partir desta data, cada comunidade é convidada a ler e a partilhar trechos da mensagem e, logo depois, realizar encontros com mantras, cantos, leituras bíblicas, preces e gestos concretos para esta jornada.

A partir do dia 14, terão início as atividades arquidiocesanas, voltadas para a celebração do Dia Mundial dos Pobres. A primeira delas será o seminário pelos 10 anos de existência do Projeto Levanta-te e Anda, que acompanha pessoas em situação de rua. A atividade acontecerá na Universidade Católica do Salvador (Campus da Federação) e contará com a participação de todas as entidades envolvidas, equipes e atendidos do projeto, além de outras iniciativas que possuem a mesma proposta de trabalho.

Já no dia 17 de novembro, será realizada a Vigília da Luz, das 19h30 às 21h, na Comunidade da Trindade (Água de Meninos). Esta ação é aberta para quem desejar participar e prepara homens e mulheres para o domingo (18), quando será encerrada a Jornada Mundial dos Pobres. Nesta data – 18 de novembro -, das 7h às 13h, a Praça do Largo de Roma, conhecida como Praça Irmã Dulce, acolherá uma série de atividades voltadas para as comunidades e entidades que trabalham com pessoas pobres, especialmente as que estão em situação de rua. Na ocasião, serão realizados serviços gratuitos de corte de cabelo e barba (para homens), corte de cabelo, penteado e maquiagem (para mulheres), medição de IMC (Índice de Massa Corpórea), aferição de pressão arterial, oficina de pintura e papelão e apresentações de teatro e de capoeira. Às 11h, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidirá a Missa, no Santuário da Imaculada Conceição de Mãe de Deus (Irmã Dulce).

Neste dia, no Vaticano, o Papa Francisco almoçará com pessoas que vivem em situação de extrema pobreza. O mesmo gesto será realizado na capital baiana, quando, por volta das 12h, Dom Murilo almoçará com pessoas que vivem em situação de rua e com todos os que estiverem na Praça Irmã Dulce.

Confira a mensagem de Dom Murilo sobre o Dia Mundial do Pobre:

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário