Arquidiocese Destaque

Salve a Padroeira do Brasil: Santuário e paróquia dedicados à Nossa Senhora Aparecida já estão em festa

A Rainha e Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, será homenageada nas mais diversas regiões do país no dia 12 de outubro. Na Arquidiocese de Salvador, no bairro do Imbuí, o Santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida reunirá milhares de fiéis, ao longo de todo o dia, para celebrar, também, o 1º aniversário de elevação do templo a Santuário e os 40 anos de restauro da imagem original encontrada nas águas do Rio Paraíba do Sul, em Aparecida – São Paulo.

Antes, em preparação a este grande dia, os fiéis participam do novenário, que acontece de 3 a 11 de outubro, sempre às 19h30, com exceção dos dias 6 e 7 de outubro (sábado e domingo), quando os devotos se encontram às 18h. A cada noite a comunidade é convidada a colaborar com um gesto concreto, por meio da doação de: material de higiene (1ª noite), açúcar e biscoito (2ª noite), arroz (3ª noite), farinha de mandioca e flocos de milho (4ª noite), feijão (5ª noite), café (6ª  noite), macarrão e massa de tomate (7ª noite), leite em pó (8ª noite) e óleo (9ª noite).

A programação do Dia Festivo – 12 de outubro – contará com alvorada às 5h; recitação do Ofício da Imaculada Conceição, às 5h30; Missas às 6h30, 9h30, 12h e 15h. A tradicional procissão com a imagem de Nossa Senhora Aparecida terá início às 16h30, saindo do Santuário e percorrendo toda a Praça do Imbuí. O ápice da festa terá início às 18h, quando o bispo auxiliar, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, presidirá a Missa Solene.

Já na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Santa Catarina de Sena, em Itinga – Lauro de Freitas, os devotos celebram a festa da padroeira com o tema “Maria, primeira discípula, testemunho para os leigos e as leigas”. O novenário também acontece de 3 a 11 de outubro, na Matriz, sempre com início às 19h. Como gesto concreto, a paróquia pede a doação de farinha (1ª noite), arroz (2ª noite), feijão (3ª noite), leite (4ª noite), açúcar (5ª noite), café (6ª noite), óleo (7ª noite), macarrão (8ª noite) e biscoito (9ª noite).

No dia festivo, 12 de outubro, a comunidade participa de uma programação intensa, marcada por alvorada, às 6h; Ofício de Nossa Senhora, às 6h30; Missa, às 7h; batizados, às 8h. A partir das 9h os fiéis participam de uma carreata, saindo da Igreja Santa Bárbara, às 10h, e seguindo até a Matriz, onde será celebrada, às 10h, a segunda Missa do dia. Já às 17h acontecerá uma procissão, com início na localidade Terraplac (Praça Oscar Moreira), em direção à Matriz. Para encerrar os festejos, às 18h, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidirá a Missa Solene.

Adicionar comentário

Clique aqui para postar um comentário