Santuário de Irmã Dulce inicia nesta sexta-feira programação festiva em homenagem a Santo Antônio

O Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, localizado no Largo de Roma, já está com tudo pronto para as homenagens a Santo Antônio, santo querido do Anjo Bom da Bahia, conhecido como “protetor dos pobres e oprimidos”. Os festejos começam sexta-feira (dia 1º), quando se inicia o trezenário, com missas todos os dias, sempre às 17h, até 12 de junho. Já no dia 13, data festiva, haverá a celebração religiosa, às 17h, seguida de uma animada quermesse, no pátio da igreja. Como é tradição, as missas diárias incluem um gesto concreto, com a oferta de gêneros alimentícios e produtos de higiene pessoal que serão doados a famílias carentes e também utilizados pelo público assistido pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID).

Forte relação com o Anjo – Santo Antônio sempre teve um lugar especial na vida de Irmã Dulce. Nos momentos de angústia, desespero ou até mesmo para solicitar a concretização de algum pedido, era a Santo Antônio, a quem chamava de “tesoureiro” das Obras Sociais, que a Mãe dos Pobres recorria. Ainda na infância, bem antes de entrar para a vida religiosa, ela tinha o hábito de decorar o altar do santo caridoso. Uma imagem de Santo Antônio do século 19, que pertenceu ao advogado Manoel Lopes Pontes, avô da freira baiana, está entre as centenas de peças do acervo do Memorial Irmã Dulce, localizado no Largo de Roma, ao lado do santuário. Era em frente a esta relíquia da família que o Anjo Bom costumava fazer seus pedidos e orações.