São João Evangelista recebe homenagens em duas paróquias da Arquidiocese de Salvador

São João Evangelista, o “discípulo amado” de Jesus

Os devotos de São João Evangelista já estão se preparando para festejar o padroeiro, que é conhecido como “o discípulo amado de Jesus”. Na Arquidiocese de Salvador, duas paróquias são dedicadas ao santo: uma localizada em Mussurunga e a outra em Vilas do Atlântico, e prepararam programações especiais. Confira:

No bairro de Mussurunga, a Paróquia São João Evangelista dará início ao novenário no dia 6 de setembro e seguirá com as celebrações até o dia 14, sempre a partir das 19h, na Matriz (Setor D). A cada noite os fiéis são convidados a realizar um gesto concreto por meio da doação de: feijão (1ª noite), açúcar (2ª noite), arroz (3ª noite), macarrão (4ª noite), café (5ª noite), óleo (6ª noite), flocão de milho (7ª noite), farinha de mandioca (8ª noite) e leite (9ª noite). O tema central é “Viver a alegria da santidade no mundo atual”.

O ponto alto dos festejos será no dia 15 de setembro, quando o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, presidirá a Missa Festiva, às 8h. É importante ressaltar que neste dia, às 19h, será celebrada a Missa em memória aos benfeitores da paróquia já falecidos.

Na Paróquia São João Evangelista, em Vilas do Atlântico, o tema central escolhido para este ano é “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”. As homenagens ao padroeiro terão início no dia 8 de setembro com a carreata, a partir das 17h30, que percorrerá algumas ruas do bairro e seguirá até a Matriz (Alameda Praia da Conceição) onde, às 19h, será celebrada a Missa de abertura da festa.

A programação continuará nos dias 9 e 10 de setembro, às 19h, com  a recitação do Terço nas casas de paroquianos. Já entre os dias 11 e 13, os devotos participarão da Missa, na Matriz, sempre às 19h. No dia 14 de setembro a Celebração Eucarística terá início às 18h30, e será seguida de quermesse no Colégio Apoio (próximo à Matriz).

Para encerrar os festejos, no dia 15 de setembro a comunidade participará da Missa às 7h30. Também haverá Celebração para as crianças às 9h e batizados às 10h. A Missa Solene em homenagem a São João Evangelista será presidida pelo bispo auxiliar, Dom Hélio Pereira dos Santos, às 19h.