Semana do Migrante na Paróquia Ascensão do Senhor

Em 2018, a Pastoral acolheu 50 migrantes e refugiados vindos da Venezuela, Haiti, Paraguai, Uruguai e Senegal

Entre os dias 16 e 23 de junho, a Igreja celebra a 34ª Semana do Migrante. Este ano, o tema escolhido para as reflexões é Migração e Políticas Públicas, ampliando as discussões propostas pela Campanha da Fraternidade 2019. Em Salvador, a Paróquia Ascensão do Senhor, através da Pastoral do Migrante e do Centro Comunitário Monsenhor José Hamilton (CCMJH) preparou uma programação especial.

No dia 16 de junho (domingo) será realizada a abertura da Semana do Migrante com uma Missa às 9h, na Matriz, localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Durante toda a manhã, os migrantes atendidos pela paróquia participam de uma feira de produtos típicos dos seus países, como artesanato, bebidas e comidas. No dia 22 de junho acontecerá o Encontro com os Imigrantes, a partir das 15h; e no dia 23, uma Missa às 11h encerrará as comemorações.

Em 2018, cerca de 50 migrantes e refugiados foram atendidos pela Pastoral do Migrante da Paróquia Ascensão do Senhor. São venezuelanos, haitianos, paraguaios, uruguaios e senegaleses. Acolhimento e atenção humanizada são as prioridades desta ação que, também, ofereceu montagem de casas com o mínimo necessário para viver, encaminhamento para o mercado de trabalho, para médicos e hospitais, organização para cooperativas de trabalho, assessoria para tirar documentação e todo o mais necessário para que eles se adaptem e possam constituir vida nova em terras brasileiras e baianas.

Ao debater os problemas sociais brasileiros sob a ótica das migrações, a Pastoral do Migrante contribui para a formação de seus agentes, seja para a acolhida, seja para a mediação que visa a uma intervenção pastoral mais eficaz, ajudando as pessoas e, sobretudo, colaborando o mundo da política a entender que migrar é um direito humano e que é necessário efetivar políticas justas que resguardem o direito de toda pessoa, independente da sua origem e destino.