Seminaristas realizam missão no bairro de Itapuã

Missão2Como parte da pedagogia formativa do Seminário Central São João Maria Vianney, os seminaristas realizam até o dia 19 de julho, na paróquia Nossa Senhora da Conceição (praça Dorival Caymmi, s/n, Itapuã), sua habitual missão pastoral. Com o objetivo de conhecer a realidade paroquial de cada comunidade e dar suporte à região visitada durante uma semana, é que todos os anos, sempre em julho, os futuros padres realizam missão pastoral nas paróquias de sua arquidiocese.

O seminarista Paulo Roberto explica que as visitas normalmente acontecem em paróquias do interior, mas desde o ano passado eles têm procurado estar em contato com as pastorais urbanas, analisando como funciona a ação em condomínios, paróquias em região de grande movimento, industrialização, etc. Este ano, os seminaristas refletirão o tema “A alegria do Evangelho”, escolhido com base no Evangelii Gaudium, do Papa Francisco.

De acordo com o padre Antônio Ademilton Santa Bárbara, pároco de Nossa Senhora da Conceição, no dia 8 de dezembro deste ano a paróquia completará 150 anos, mas desde a abertura oficial, realizada por Dom Murilo Krieger em dezembro do ano passado, a paróquia se prepara e festeja o seu jubileu.

A visita pastoral anual dos 36 seminaristas veio em um bom momento. Nada melhor do que comemorar com um projeto de missão. “A presença dos seminaristas será uma experiência nova pra nós e pra eles, visto que ainda não tinham feito nenhuma experiência em reunião de condomínios”, explica padre Ademilton.

A intenção da missão é fazer três experiências diferentes dentro do conjunto da paróquia. O intuito é fazer com que os seminaristas conheçam e evangelizem a comunidade, e assim ganhem experiência para quando assumirem o comando de paróquias, pastorais e movimentos, quando se ordenarem padres. “Nossa intenção é levar a Boa Nova. Aquele que abrir a porta para a gente, a gente entra”, conclui, entusiasmado, o seminarista Paulo.