Últimas Notícias

Você está aqui: Capa / Arquidiocese

Arquivo da categoria: Arquidiocese

Assinatura dos Feeds

Comunidade São Pio de Pietrelcina, em Piatã, dará início à festa do padroeiro

A comunidade São Pio de Pietrelcina, da paróquia Nossa Senhora da Conceição, localizada na rua Dr. Juiz Orlando de Melo, em Piatã, realizará dos dias 20 a 22 de setembro, sempre às 19h, o tríduo em preparação para a festa de seu padroeiro. Este ano a comunidade refletirá sobre o tema “Fica comigo Senhor”.

O dia festivo, 23 de setembro, será marcado por momentos de espiritualidade.  A comunidade iniciará o dia com a oração das laudes, às 7h. Em seguida, das 8h às 12h, acontecerá o solene momento de veneração à Relíquia de São Pio, com a recitação do Terço, leitura de textos sobre a vida e os milagres do santo franciscano.

Às 16h a comunidade se reunirá em torno do Santíssimo Sacramento para um momento de adoração. Às 17h30 acontecerá a solene procissão pelas ruas do bairro, com a venerada imagem do santo. A Missa Festiva acontecerá às 19h e será presidida pelo bispo auxiliar, Dom Estevam dos Santos Silva Filho.

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro realizou Desfile Bíblico

A paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Mata Escura, realizou o Desfile Bíblico como parte da programação do mês dedicado à Palavra de Deus. Na ocasião, os paroquianos saíram pelas ruas do bairro em procissão, carregando placas com os nomes dos livros que compõem a Bíblia.

Hino em honra a Nossa Senhora faz parte das comemorações pelos 25 anos da paróquia São Lucas Evangelista

Como parte das comemorações do Jubileu de Prata da paróquia São Lucas Evangelista, em Marechal Rondon, será entoado o hino AKATHISTOS, que significa cantado de pé, em honra à Santa Mãe de Deus. A apresentação acontecerá no dia 23 de setembro, às 17h, na Matriz (Estrada Velha de Campinas,/n, Km 5, Campinas de Pirajá) Logos após a execução do hino, haverá adoração ao Santíssimo Sacramento.

Encontro com crismandos reunirá mais de mil pessoas no Colégio Antônio Vieira

Foto do Jubileu dos Crismandos, em 2016

Mais de mil crismandos participarão, neste domingo (17), da Jornada de Espiritualidade, que este ano terá como tema “Maria nos leva a Jesus”. O encontro, que acontecerá no Santuário Nossa Senhora de Fátima (Colégio Antônio Vieira), a partir das 13h30, é promovido pela Pastoral Catequética da Arquidiocese de Salvador e tem como objetivo reunir os jovens que se preparam para receber o sacramento do Crisma. Na  ocasião, os crismandos poderão fazer perguntas ao Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, que abordará o tema central.

Como parte da programação, os jovens assistirão a apresentações de dança e de teatro. Às 16h30 Dom Murilo presidirá a Missa.

Arquidiocese de Salvador celebrará aniversário natalício de Dom Murilo

Na próxima terça-feira, dia 19 de setembro, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, completará 74 anos de vida. Para comemorar a data do nascimento do pastor que conduz a Arquidiocese de Salvador há seis anos, será celebrada uma Missa em ação de graças na Capela Sagrada Família – Cúria Metropolitana (avenida Leovigildo Filgueiras, 270, Garcia), às 7h30.

Dia Nacional do Sorvete terá ação em benefício das OSID

O Dia Nacional do Sorvete, celebrado em 23 de setembro, será comemorado com uma nobre ação nas unidades da sorveteria A Cubana: toda a renda obtida com as vendas do Cubanito (bolinho A Cubana + 1 bola de sorvete) será direcionada para as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). A iniciativa envolve as quatro lojas A Cubana em Salvador: Elevador Lacerda (Praça Tomé de Souza, s/n), Pelourinho (Rua Portas do Carmo, 12), Pituba (Rua Pernambuco, 2269, Madison Plaza) e Rio Vermelho (Vila Caramuru, 43). O recurso será destinado para o Centro Educacional Santo Antônio (CESA), núcleo de educação da OSID que atende 700 crianças e adolescentes em situação de risco social, oferendo ensino em tempo integral, da educação infantil ao nono ano do Ensino Fundamental, além de acesso a arte-educação, inclusão digital, atividades esportivas, assistência odontológica, alimentação, fardamento e material escolar gratuitos.

Batizada de Cubanito Amigo, a campanha solidária acontece desde 2010, sendo pelo terceiro ano consecutivo em benefício da instituição fundada pelo Anjo Bom do Brasil. “Nossa ação sempre foi voltada para projetos ligados a educação infantil. As Obras Sociais Irmã Dulce destacam-se pelo grandioso trabalho, incluindo a educação de crianças em situação de vulnerabilidade social”, declara o diretor de Marketing da rede A Cubana, Alexandre Bousas. No dia da campanha, as unidades do Elevador Lacerda, Pelourinho e Pituba funcionarão das 9h às 22h, enquanto a loja do Rio Vermelho ficará aberta das 12h à 01h.

Considerada uma das sorveterias mais tradicionais de Salvador, A Cubana se dedica, desde 1930, ao preparo de sorvetes artesanais. Ao longo das décadas a rede vem se expandindo, contando atualmente com quatro unidades na capital baiana e um cardápio diversificado, que inclui, além dos famosos sorvetes, doces, shakes, tortas, cafés, salada de frutas e salgados, entre outras opções.

Missa pelos homens na comunidade São Benedito, em Saramandaia

Neste domingo (17) na comunidade São Benedito, localizada na região do Bole-bole, em Saramandaia, será celebrada uma Missa pelos homens, às 6h. A comunidade faz parte da paróquia São Francisco de Assis.

Comunidades dedicadas a Nossa Senhora da Salette estão em festa

Até o dia 18 de setembro, a comunidade Nossa Senhora da Salette, em Saramandaia, realiza o novenário preparatório para a festa da padroeira, sempre às 19h30. O tema central deste ano é “Vinde, meus filhos, não tenhais medo! Aqui estou para vos anunciar uma grande novidade”.

Para encerrar os festejos, na terça-feira (19) haverá alvorada às 5h30 e a recitação do Ofício de Nossa Senhora às 6h, seguido de café da manhã partilhado. Às 15h os fiéis recitarão do Terço da Misericórdia e às 18h30 participarão da procissão, que sairá da igreja Matriz em direção à comunidade. A Missa Festiva será presidida pelo padre Eliomar Gomes da Silva, às 19h30.

Já na comunidade Nossa Senhora da Salette, em Alto de Coutos, o tema escolhido é “Surgiu um grande sinal no Céu” (Ap 12, 1).  Nos dias 16 e 18, às 19h, e 17 de setembro, às 17h, os fiéis participam do tríduo preparatório. A Missa Festiva será celebrada no dia 19, às 19h.

Festa de São Raimundo reuniu devotos em igreja no centro da cidade

Os devotos de São Raimundo Nonato participaram, no dia 31 de agosto, da Missa Solene em louvor  ao santo, na Igreja que o tem como padroeiro, localizada na região central de Salvador. A Celebração Eucarística foi presidida pelo bispo auxiliar, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, e concelebrada pelo frei Antônio de Jesus, da Ordem dos Frades Capuchinhos. As irmãs da Congregação Nossa Senhora dos Humildes também participaram da Missa, que foi animada pelo coral dos Terciários dos Arautos do Evangelho..

Em sua homilia, Dom Estevam ressaltou o fato do nascimento insólito de São Raimundo que, desde pequeno, tinha uma grande devoção a Nossa Senhora, além de ser, também, um grande devoto da Eucaristia. Nesse sentido, o bispo conclamou a todos os presentes a reservarem uma hora por semana ou, ao menos, uma hora por mês para adorarem a Jesus Eucarístico naquela Igreja, e assim escutar o que Nosso Senhor tem a dizer.

Confira fotos:

SIES realiza Manhã de Oração

“O Senhor está perto da pessoa que o invoca!”. Este é o tema da Manhã de Oração que será realizada pelo Serviço Inaciano de Espiritualidade (SIES) no dia 24 de setembro, a partir das 8h. O SIES está localizado na Ladeira da Barra, s/n, ao lado da Igreja Santo Antônio da Barra. Mais informações pelo telefone (71) 3336-8483.


Cúria Metropolitana Bom Pastor - Av. Leovigildo Filgueiras, 270 - Garcia, CEP: 40.100-000 - Salvador -Ba. Tel.: (71) 4009-6666 | contato@arquidiocesesalvador.org.br
Scroll To Top