Últimas Notícias

Você está aqui: Capa / Arquidiocese

Arquivo da categoria: Arquidiocese

Assinatura dos Feeds

Devotos celebram a festa de São Jorge no Centro Histórico

São Jorge2Na Igreja São Pedro dos Clérigos (Centro Histórico) também haverá homenagem a São Jorge. De 20 a 23 de abril os devotos participarão do tríduo em preparação à festa, sempre às 16h30. O tema central escolhido para este ano é “São Jorge, como a Virgem Maria, nos ensina a viver com fidelidade o nosso SIM a Deus”.

No dia dedicado ao santo guerreiro, 23 de abril, os festejos terão início às 5h30 com a alvorada e a programação seguirá com o Ofício da Imaculada, às 6h; recitação do Terço, às 7h; café da manhã comunitário, às 7h30; adoração ao Santíssimo Sacramento, às 9h; procissão, às 10h e Missa Solene presidida pelo pároco da Catedral Basílica, padre Lázaro Muniz, às 11h.

Festa para São Jorge em Campinas de Pirajá

São Jorge5A comunidade São Jorge, da paróquia São Lucas Evangelista, também está em festa neste fim de semana. Para comemorar o dia do padroeiro, os devotos participam de um tríduo preparatório de 20 a 22 de abril, às 18h. O tema escolhido para este ano é “São Jorge, soldado evangelizador, a exemplo do SIM de Maria, nos ajude a abraçar os projetos do Senhor”.

No dia do padroeiro (23), que também é o dia da Festa da Misericórdia, haverá um momento de louvor às 16h e Missa às 18h. A festa de São Jorge será celebrada no dia 24, com procissão pelas principais ruas do bairro a partir das 17h, e Missa às 19h. A comunidade São Jorge está localizada na rua Presidente Vargas, Campinas de Pirajá.

“Ressuscita Lauro de Freitas” terá homenagem ao padre Zezinho

[Clique na imagem para ampliar]

[Clique na imagem para ampliar]

Neste sábado, dia 22, acontecerá o evento “Ressuscita Lauro de Freitas” promovido pela paróquia Santo Amaro de Ipitanga. O evento que tem como tema “O Senhor é meu Pastor e nada me faltará (Sl 23, 1) será realizado na praça da Matriz, a partir das 17h. Adoração ao Santíssimo Sacramento, momentos do louvor e um show em homenagem ao padre Zezinho fazem parte da programação. Quem desejar poderá receber o sacramento da Confissão.

Tributo ao padre Zezinho

Padre Zezinho é considerado um dos ícones da música católica, conhecido pelas suas belas canções, letras reflexivas e atuais. Esses foram os motivos que despertaram um grupo de músicos católicos a elaborar um show com sucessos do sacerdote. “Foi pelo indiscutível entendimento de que a música é uma importante ferramenta para difundir o Evangelho que eu admiro padre Zezinho. Penso que os movimentos culturais são meios de unir e manter acesa a nossa fé”, explicou o baterista Márcio Wesley, músico do projeto.

Canções como Um Certo GalileuMaria de NazaréAmar Como Jesus Amou, Oração pela Família, Maria da Minha InfânciaAlô Meu DeusUtopiaMãe do Céu Morena e De Lá do Interior fazem parte do repertório que está sendo preparado com muito carinho pelo grupo.

“Padre Zezinho é um homem de fé e determinação, ele popularizou a música católica numa época onde a comunicação não tinha a força que tem hoje. O nosso querido padre cantor tornou a música uma importante aliada da evangelização e de denúncia dos problemas de ordem social do nosso país”, destacou Márcio dos Santos, vocalista do tributo.

 

OSID promove workshop para professores da rede pública e privada de ensino

professorAs Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) realizam, nos dias 24 e 26 de abril, na sede da instituição (Avenida Bonfim, 161, Largo de Roma), o Workshop para Professor – A Escola Vive os Valores de Irmã Dulce. Voltado para professores, educadores e arte-educadores, o evento objetiva partilhar sugestões e criar possibilidades de atividades a serem trabalhadas com os estudantes nas salas de aula tendo como tema os valores universais vivenciados por Irmã Dulce, considerada um ícone no que se refere a solidariedade, amor ao próximo, respeito, cooperação, justiça, honestidade, humildade e tolerância.

“A ideia é poder disseminar valores entre as crianças e jovens através dos belos exemplos de Irmã Dulce”, declara a coordenadora do Núcleo de Arte e Educação da OSID, Mônica Silva. Promovido pela Assessoria de Memória e Cultura das Obras Sociais, o workshop tem carga horária de quatro horas e terá como facilitadora a pedagoga e artista plástica Marilene Robatto. Durante o encontro também será lançado o Manual do Professor, publicação que reúne sugestões de atividades para serem realizadas junto aos alunos com base nos exemplos deixados pelo Anjo Bom. O evento é gratuito, com vagas limitadas – há vagas para o dia 24, no turno da manhã (8h às 12h) e para o dia 26, no turno da tarde (13h às 17h). As inscrições devem ser feitas pelo e-mail workshop@irmadulce.org.br, até o dia do evento. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (71) 3310-1461 ou 3310-1115.

Missa pelo sétimo dia de falecimento do padre Gilmar

Padre Gilmar2Nesta quarta-feira, dia 19 de abril, será celebrada a Missa pelo sétimo dia de falecimento do padre Gilmar Santos de Souza, mccj. A Celebração Eucarística será às 19h, na matriz da paróquia Divino Espírito Santo (rua Teixeira Mendes, 83, Alto das Pombas).

Devoção do Senhor do Bonfim completa 272 anos

A Basílica Santuário do Senhor do Bonfim ficou lotada de fiéis, que participaram da Missa Solene da Festa de São Gonçalo do Amarante na manhã deste domingo (16). A cerimônia religiosa foi presidida por Dom Hélio Pereira dos Santos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador, e concelebrada pelo Reitor, padre Edson Menezes da Silva. A programação da festa começou desde a última quinta-feira (13), com um tríduo preparatório que reuniu os membros da Devoção do Senhor do Bonfim e toda a comunidade. O tema deste ano foi "Como São Gonçalo e os demais santos misericordiosos, queremos viver e praticar cada dia a misericórdia que o Pai nos revelou". A Festa de São Gonçalo marca a abertura dos festejos da Colina Sagrada. Na foto: Missa Solene encerra festejo em louvor a São Gonçalo do Amarante Dom Hélio Pereira dos Santos presidiu a Eucaristia na manhã deste domingo. Foto: Gildo Lima - 16/10/16.

O culto ao Senhor do Bonfim alcança milhares de corações pelo Brasil afora, demonstrando a fé de um povo Àquele que acolhe a todos sempre de braços abertos.

Há 272 anos, mais precisamente no dia 18 de abril de 1745, em Setúbal, Portugal, começava a ser cultivada uma devoção marcada pelo amor e culto ao Senhor do Bonfim: a Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim.

A devoção nasceu pela fé do capitão de mar e guerra português, Theodózio Rodrigues de Faria, que, como cumprimento de uma promessa, trouxe para o Brasil, especialmente para Salvador, na Bahia, a imagem do Senhor do Bonfim e a introduziu na Capela de Nossa Senhora da Penha de França de Itapagipe, posteriormente trasladada para a Basílica Santuário do Senhor do Bonfim.

Desde então, a devoção ao Senhor do Bonfim alcança milhares de corações pelo Brasil afora, demonstrando a fé de um povo Àquele que acolhe a todos sempre de braços abertos.

Responsável por manter a Basílica Santuário do Senhor do Bonfim acolhendo milhares de fiéis todos os anos e por cultivar a missão da evangelização, testemunhando o rosto misericordioso de Jesus Cristo, a Irmandade da Devoção do Senhor Bom Jesus do Bonfim é composta por mesários, estatutários, eméritos e beneméritos. A Devoção também faz parte da história de Salvador, principalmente da Cidade Baixa, dando relevantes contribuições ao longo do tempo, como a construção da Capela Senhor do Bonfim (1746/1754); as obras da Ladeira que dá acesso ao Largo do Bonfim (1810); a estrada com início na Ladeira do Bonfim até Roma, com extensa ponte em parte desse caminho, denominada Dendezeiros (1792/1798); o calçamento com pedra comum da Ladeira Porto da Lenha (1812); o alargamento e o calçamento do Largo do Bonfim (1865); e a compra de uma porção de terras, que partia dos Mares até a Jequitaia, onde já existia a Igreja do Noviciado da Companhia de Jesus, hoje Colégio dos Órfãos de São Joaquim. Assim, a rua partindo de Roma até os Mares foi denominada Calçada de Bonfim, e a que chegava até a Igreja do Noviciado, Jequitaia (1815).

São 272 anos de vida e dedicação em prol da missão de zelar pela Basílica Santuário do Senhor do Bonfim e difundir e perpetuar o culto ao Senhor do Bonfim.

Fonte: Amex

Fotos: Gildo Lima

Treinamento de Liderança Cristã realizará encontro

[Clique na imagem para ampliar]

[Clique na imagem para ampliar]

De 28 a 30 de abril acontecerá a 25ª edição do Treinamento de Liderança Cristão (TLC). À luz do tema “Perseverantes na provação” (Cf. Tg 1, 12), o encontro será no Convento Dom Amando (Km 6,5, avenida Aliomar Baleeiro, Jardim Nova Esperança).

Para saber mais informações o interessado deve entrar em contato pelo perfil do TLC no Facebook (facebook.com/tlcbahia) ou pelos telefones (71) 98897-1074 / 99918-6741.

PJ inscreve para a Escola de Formação de Agentes Pastorais

[Clique na imagem para ampliar]

[Clique na imagem para ampliar]

A Pastoral da Juventude (PJ) abriu inscrições para a Escola de Formação de Agentes Pastorais (EFAP). O encontro será de 28 a 30 de abril, na Casa de Encontros Sagrada Família, localizada em São Caetano. O investimento é no valo de R$ 65 e os interessados devem preencher uma ficha disponível no blog da PJ (Clique aqui).

A EFAP é uma escola preocupada com a formação humana e cristã, que trabalhando através das dimensões da Formação Integral busca o desenvolvimento juvenil em sua integralidade. Para saber mais informações: (71) 99404-4064 (Larissa) ou 98716-3203 (padre Josuel).

Paróquia São Marcos está em festa

São Marcos2Com o tema “Quem faz a vontade de Deus… é minha mãe” (Mc 3, 35) – escolhido por ocasião das comemorações pelos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida -, a paróquia São Marcos (rua Dermeval de Souza Gusmão, 135, Quadra D, Fazenda Grande III, Cajazeiras) celebra a festa do padroeiro neste Ano Mariano.

As celebrações preparatórias acontecem de 17 a 24 de março, sempre às 19h30, na comunidade matriz. A cada noite os fiéis são convidados a refletir um sub-tema sobre Nossa Senhora e também a doar alimentos não perecíveis: feijão (1ª noite), macarrão (2ª noite), leite (3ª noite), óleo (4ª noite), café (5ª noite), farinha de milho e/ou biscoito (6ª noite), arroz (7ª noite) e açúcar (8ª noite).

No dia festivo dedicado ao padroeiro, 25 de abril, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida, presidirá a Missa Festiva, às 19h30.

“Aborto Seletivo” é tema de palestra na paróquia do Imbuí

AbortoA Pastoral Familiar e o Instituto da Família promovem a palestra “Aborto Seletivo”, com a professora Gabriella Gambino, doutora em Bioética. O evento será no dia 26 de abril, no auditório da paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecia (rua das Araras, 1210, Imbuí), às 19h.

Para participar é necessário realizar a inscrição pelo e-mail comissaopastoralfamiliar@gmail.com . O investimento é no valor de R$ 10 (a contribuição deve ser realizada no dia do evento). Mais informações pelo telefone (71) 99197-4024.

 


Cúria Metropolitana Bom Pastor - Av. Leovigildo Filgueiras, 270 - Garcia, CEP: 40.100-000 - Salvador -Ba. Tel.: (71) 4009-6666 | contato@arquidiocesesalvador.org.br
Scroll To Top