Últimas Notícias

Você está aqui: Capa / Arquidiocese

Arquivo da categoria: Arquidiocese

Assinatura dos Feeds

GOTH’s promove 11ª Caminhada com Maria

O Grupo de Oração Terço dos Homens (GOTH’s) realizará no dia 28 de maio a 11ª Caminhada com Maria. A atividade faz parte da programação do Mês Mariano (maio) e terá início às 6h com o Ofício da Imaculada Conceição, na matriz da paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Imbuí). Às 7h será celebrada a Missa, seguida de café da manhã partilhado.

Logo após a Celebração Eucarística, os fiéis sairão em procissão até o Santuário Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, localizado na Estrada do Curralinho, no bairro do Stiep.

Judaísmo e Cristianismo serão abordados em conferência no Instituto Feminino da Bahia

O Instituto Feminino da Bahia, a Academia de Medicina da Bahia e o Núcleo Ciência, Cultura e Fé promovem a Conferência “Judaísmo e Cristianismo: percepções antropológicas”, com a professora Eliane Azevêdo. O evento será no dia 1º de junho, às 17h, na sede do Instituto Feminino (rua Monsenhor Flaviano, nº 2, Politeama). A entrada é gratuita e o local dispõe de estacionamento.

Participam, ainda, a diretora executiva do Instituto Feminino da Bahia, Consuelo Medauar, o presidente da Academia de Medicina da Bahia, Almério Machado, e a representante da Coordenação do Núcleo Ciência, Cultura e Fé, Célia Maria Leal Braga.

Pastoral Carcerária capacita novos agentes

Com o tema “Porque estive preso e vieste me visitar” (Mt 25, 36), a Pastoral Carcerária realizará capacitação para novos agentes. O encontro acontecerá nos dias 27 e 28 de maio, das 7h30 às 17h30, na Casa de Encontros das Irmãs Mercedárias (rua Lydio Mesquita, 68, Rio Vermelho, ao lado da Escola Medalha Milagrosa). Mais informações pelo telefone (71) 4009-6681.

Dom Marco Eugênio conduzirá Encontro de Liturgia na Conceição da Praia

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão, conduzirá o Encontro de Liturgia promovido pela Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia. A atividade será no dia 3 de junho, das 9h às 12h. Mais informações pelos telefones (71) 3243-7219 / 3038-6254.

Comunidade Shalom realiza Seminário de Vida no Espírito Santo

[Clique na imagem para ampliar]

Nos dias 10 e 11 de junho, a Comunidade Católica Shalom promoverá o Seminário de Vida no Espírito Santo para públicos de todas as idades, com o tema: Recomeçar! O evento será realizado na paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus, localizada na avenida Centenário (em frente ao Shopping Barra), iniciando-se a partir das 14h no dia 10 e das 8h no dia 11 de junho. As inscrições custam R$ 5 e podem ser realizadas no local.

Mais informações pelos telefones (71) 98893-5953 / 99251-3604.

Profissionais de escolas católicas se encontram amanhã (26)

Com o objetivo de oferecer um espaço de formação, debate e troca de experiências, bem como para a apresentação de trabalhos aos gestores das instituições católicas da Bahia, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC) realizará o Fórum Estadual de Mantenedoras nesta sexta-feira (26). A atividade terá início às 13h, no auditório do Instituto Social da Bahia (ISBA), em Ondina. Na ocasião será abordado o tema “E-social: benefícios e desafios para as instituições de educação”.

A palestra será conduzida pelo contador e pioneiro do projeto SPED no Distrito Federal, Angelo Márcio Leandro da Costa. Participam do evento diretores, gestores das mantenedoras, superiores das congregações, administradores, assistentes sociais, contadores e ecônomos. Mais informações pelo site www.anec.org.br/eventos

Missa marca os centenários de Nossa Senhora de Fátima e de Thèrése Cornille

No dia 13 de maio foi celebrada na Casa Sede da Associação Clara Amizade (Piatã) uma Missa em ação de graças pelos os 100 anos da sua fundadora, Thèrése Cornille e também pelo centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima aos pastorinhos, em Portugal. A Celebração Eucarística foi presidida pelo padre Ailan Simões, e contou com a presença do diácono Valter Cardoso, representantes da comunidade, equipe educativa, conselho diretor, amigos e jovens beneficiadas pelos cursos ofertados pela Clara Amizade, que fizeram após a Missa uma homenagem a Nossa Senhora de Fátima.

Segundo Rosalie Faye, missionária da Associação Clara Amizade, Thérèse Cornille é um exemplo de vocação. “Rezamos para que Nossa Senhora ajude as vocações daqui do Brasil e as da dimensão internacional. Celebrar o centenário da nossa fundadora em comunhão com o centenário da aparição de Nossa Senhora de Fátima é uma grande graça, pois nos sentimos unidas a Mãe do Céu em comunhão com todos os que a festejam nos diversos países do mundo”, disse.

Texto e fotos: Jaci Ribeiro

Nossa Senhora será homenageada em concerto do Coral Ecumênico da Bahia

Foto: divulgação

No próximo domingo, dia 28 de maio, a Igreja do Carmo, no bairro de Santo Antônio Além do Carmo, receberá mais uma vez o Coral Ecumênico da Bahia (CEB), dentro do projeto Pelourinho Dia & Noite – Concerto nas Igrejas, produzido pela Fundação Gregório de Matos.  Esta será a quinta apresentação do CEB na temporada do projeto que vem lotando as igrejas do Centro Histórico de Salvador desde o mês de março deste ano.

Para este concerto, o CEB apresentará a diversidade musical de diferentes culturas, credos e etnias, mas fará uma apresentação dedicada ao mês de Maria (maio), trazendo uma sequência de AVE MARIAS, tanto para solos quanto para coro. Já estão confirmadas as presenças de Carlos Eduardo Santos (tenor), Vanda Otero (mezzo-soprano) e Kadija Teles (pianista). O concerto também integra a programação do projeto Domingo Cultural, pelo Movimento Viva o Carmo. A regência será do Diretor Artístico do CEB, Maestro Angelo Rafael Fonseca. A apresentação será às 11h, com entrada gratuita.

ABI e IGHB comemoram o 2º ano da encíclica Laudato Si’

A Associação Baiana de Imprensa (ABI) e o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) promovem nesta quarta-feira (24) um seminário em homenagem ao meio ambiente. Na ocasião será abordado o tema “Ano 2 da Laudato Si’”, encíclica do Papa Francisco que reflete sobre as ações para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas.

O evento terá início às 16h30 na sede do IGHB, localizado na avenida Joana Angélica, 43, Centro. Participarão da atividade o padre Manoel de Oliveira Filho, representando a Arquidiocese de Salvador, e os ambientalistas Eduardo Athayde e Juliano Matos. A entrada é gratuita.

Projeto “ASA em Saída” estreita laços com as paróquias

No esforço de ser fiel à sua história e caminhada, buscando uma maior fidelidade a Jesus Cristo e atenta às necessidades dos pequeninos, a Ação Social Arquidiocesana lançou o projeto intitulado “ASA em saída”. O objetivo é estreitar os laços com as lideranças das paróquias que já desenvolvem ou pretendem desenvolver ações de cunho social, em vista da concretização do Reino de Deus, através do serviço aos mais excluídos da sociedade.

De acordo com o padre João Van Den Hoven, da diretoria executiva da ASA, é necessário se aproximar das paróquias da Arquidiocese, refletir a missão da Pastoral Social, partilhar as diversas ações realizadas pelas paróquias, escutar as questões da realidade que afligem o povo entre outras questões que apontam pistas que desencadeiam uma ação assertiva, decidida e comprometida com o Evangelho.

Para a concretização das ações os colaboradores da ASA que integram as equipes responsáveis pelo projeto realizarão quatro grandes encontros nas paróquias, que serão divididos em momentos de estudo e reflexão sobre pastoral social; escuta das demandas locais e das ações paroquiais; propostas de ações, suportes e parcerias; e celebração da luz.

Em apoio ao projeto, a ASA contou com o apoio de padres, diáconos, seminaristas, ministros, membros do conselho pastoral paroquial, lideranças paroquiais e catequistas. 11 paróquias serão contempladas este ano.

 Mãos à obra!

Iniciando a caminhada, no dia 6 de maio aconteceu o primeiro encontro na paróquia Nossa Senhora da Penha de França, na Ribeira. Consuelo Pires e o diácono Itamar Mendes, membros da equipe da Articulação ASA, e Joilson da Silva, colaborador do Projeto Levanta-te e Anda, compõem a equipe de acompanhamento desta paróquia. Para eles, o dia não foi apenas de troca e partilha, mas de grandes inspirações.

Para a catequista Mônica Almeida, o ASA em Saída chegou à paróquia para reafirmar o compromisso com a caridade social e fortalecer a ação evangelizadora. “Acredito na construção de uma única igreja, sem segregação, onde possamos viver a partilha dos dons e a vivência plena da caridade em todos os aspectos, vivendo a unidade na adversidade. Que tenhamos o desejo de sair de si e ir ao encontro do outro”, afirmou.

Cristiane Ribeiro, membro do grupo Discípulos de Emaús, comenta com alegria sobre a atuação da ASA frente aos mais pobres. “A Ação Social Arquidiocesana vem desempenhando bem seu papel e entendo que ela não pode ficar presa. A ASA em saída é justamente esse movimento de reunir pastorais para conhecê-las, aproximá-las e partilhar ações sociais. Na paróquia é fundamental essa aproximação, pois nem sempre conhecemos os trabalhos sociais que são difundidos dentro da paróquia e não sabemos como ajudar nesses trabalhos”, ressaltou.

Consuelo Pires, que acompanha junto a equipe a concepção do projeto e tendo participado do primeiro encontro, relatou com satisfação a experiência. “De fato, esse projeto da ASA busca estar em comunhão com as paróquias da Arquidiocese de Salvador, visando o fortalecimento da missão da Igreja na construção do Reino de Deus, através do serviço aos pequenos. É não apenas acreditar, mas vivenciar que juntos somos mais fortes”, disse.

Em cumprimento ao cronograma, o segundo momento junto às paróquias irá acontecer no dia 19 de junho, às 19h.

Texto: Carlusi Abreu, com alterações feitas pela Pascom Arquidiocesana.

 


Cúria Metropolitana Bom Pastor - Av. Leovigildo Filgueiras, 270 - Garcia, CEP: 40.100-000 - Salvador -Ba. Tel.: (71) 4009-6666 | contato@arquidiocesesalvador.org.br
Scroll To Top