Últimas Notícias

Você está aqui: Capa / Arquidiocese

Arquivo da categoria: Arquidiocese

Assinatura dos Feeds

Dia da Graça: fiéis se encontram na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Stella Maris

A Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Stella Maris, dedica o dia 13 de cada mês à sua padroeira. Nesta data, conhecida como Dia da Graça, os devotos da Mãe de Jesus recitam o Ofício de Nossa Senhora às 6h30 e participam de Missas às 7h (pelos devotos), às 12h (pelas almas) e às 18h (pelas famílias). Durante todo o dia acontecem confissões e adoração ao Santíssimo Sacramento.

5ª edição da Caminhada de Corpo e Alma acontecerá nesta quinta-feira (11)

Nesta quinta-feira, dia 11 de janeiro, acontecerá a 5ª edição da Caminhada de Corpo e Alma, saindo da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, às 8h, e seguindo até a Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, no alto da Colina Sagrada. Durante todo o percurso será conduzida a imagem do Senhor do Bonfim, num andor que, este ano, é decorado com milhares de fitinhas.

O cortejo será puxado pela Oficina de Frevos e Dobrados com a  regência do maestro Fred Dantas. Na caminhada, o andor é entregue aos fiéis, pelos membros da Devoção do Senhor do Bonfim, que a conduzem até a Basílica Santuário. Na chegada, a imagem será recebida com apresentações de músicas religiosas no adro da Igreja. Os membros da Irmandade farão o acolhimento das baianas, com a entrega das vassouras para a tradicional Lavagem do Adro da Basílica. Após a lavagem, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim ficará próxima à porta principal para veneração pública até as 18 horas.

Os fieis que desejarem podem adquirir camisetas ou o kit para a Caminhada, que contém um boné e uma garrafa de água para ser abençoada na chegada. A renda será revertida em prol das ações desenvolvidas pelo Projeto Bom Samaritano.

Parada Obrigatória

Os fiéis que acompanharem a caminhada terão à disposição o espaço Parada Obrigatória, que funcionará em frente a Praça do Nosso Senhor do Bonfim, no Centro Comunitário. Lá o público terá acesso a food trucks e, na área coberta, será servida a Feijoada da chef Leka. A banda Rio Vermelho fará a animação.

Outras opções são o Santo Café – Cultura e Arte, servindo lanches, sucos, salgados e doces, que funciona no Espaço Casa dos Romeiros, ao lado da Igreja do Bonfim; e a Vila Criativa, que oferecerá sarapatel, feijoada, acarajé e abará, com a participação do DJ Denison. O Espaço do Artesanato também estará funcionando.

Novena

A novena será retomada no dia 12 (sexta-feira), sendo repetida no sábado (13), seguida da tradicional apresentação dos Ternos de Reis, à noite, na Praça do Bonfim. Dia 14, domingo, será o dia maior da festa, com alvorada às 5h e Missas às 5h, 6h, 7h30 e 17h. A Missa Solene acontecerá às 10h e será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger. Às 16h será realizada a Procissão dos Três Pedidos, com saída da Igreja dos Mares em direção à Colina Sagrada – na chegada serão realizadas três voltas em torno da Basílica. O encerramento contará com queima de fogos de artifício.

Vigília dos Jovens Adoradores foi adiada

[Clique na imagem para ampliar]

O Setor Juventude e a Comissão Arquidiocesana de Animação em preparação para a JMJ Panamá informaram que a Vigília dos Jovens Adoradores, que aconteceria no dia 13 de janeiro, foi adiada para o dia 10 de março, em local que, em breve, será divulgado.

Missa recorda os 25 anos do martírio da Beata Lindaval Justo

No próximo domingo, dia 7 de janeiro, a Arquidiocese de Salvador celebra a festa da Bem-Aventurada Lindalva Justo de Oliveira e recorda o seu martírio, ocorrido há 25 anos. Para marcar a data, o bispo auxiliar Dom Estevam dos Santos Silva Filho presidirá a Missa, às 17h30, na Capela do Instituto Nossa Senhora da Salette, localizada na Rua do Salete, Centro.

Paróquia Santo Amaro de Ipitanga homenageia o padroeiro

[Clique na imagem para ampliar]

Com o tema “Vós sois o sal da terra e a luz do mundo. Que o sal não se acabe e que a luz se apague” (cf. Mt 5, 13-14), a Paróquia Santo Amaro de Ipitanga (Centro de Lauro de Freitas) celebra, neste mês de janeiro, a festa do seu padroeiro. O novenário acontece entre os dias 6 e 14, sempre na Matriz, a partir das 19h, com exceção dos dias 6 e 13, quando a novena terá início às 18h.

Como parte da programação, todas as noites, após o novenário, haverá quermesse na Praça da Matriz; e no dia 7 os paroquianos participarão, ainda, do Dia do Bem Estar, evento que terá início após a Missa dominical das 8h e contará com atividades esportivas na praça.

No dia do padroeiro, 15 de janeiro, os festejos terão início às 6h com a alvorada, seguida de Missa às 7h. A Missa Festiva será presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, às 9h. Logo após a Celebração Eucarística, acontecerá uma carreata com a imagem de Santo Amaro de Ipitanga pelas principais ruas do município, até a comunidade Bom Pastor, localizada no bairro Vida Nova. Às 16h, em procissão, a comunidade São Pedro levará a imagem de volta para a Matriz.

Para encerrar os festejos, o padre Fábio de Melo fará um show, a partir das 20h, na Praça da Matriz.

 

Confira a programação completa:

6 de janeiro, às 18h

Sub-tema: Em busca do Reino de Deus (cf. Mt 6,33)

Celebrante: Pe. Juraci Gomes de Oliveira

Homenageados: Comunidade São João Batista e Pastoral da Evangelização

7 de janeiro, às 19h

Sub-tema: Seguir Jesus na família e na comunidade da Igreja (cf. Lc 9,23)

Celebrante: Pe. Ricardo Henrique

Homenageados: Pastoral Familiar e Encontro de Casais com Cristo (ECC)

Dia Bem Estar: Caminhada, corrida, ciclismo e várias atividades esportivas na Praça.

8 de janeiro, às 19h

Sub-tema: O mundo é o primeiro lugar da presença, atuação e missão dos cristãos leigos (cf. Mc 16,15)

Celebrante: Pe. Rogério Marcos

Homenageados: Comunidade Bom Pastor e Pastoral do Dízimo

9 de janeiro, às 19h

Sub-tema: Como ser Igreja no mundo globalizado (cf. At 2,44-46)

Celebrante: Pe. Lourival da Cruz

Homenageados: Comunidade Nossa Senhora de Fátima, GOTH’s, Legião de Maria e Apostolado da Oração.

10 de janeiro, às 19h

Sub-tema: O desafio do cristão leigo é viver no mundo sem ser do mundo (cf.Jo 17,14-16)

Celebrante: Pe. Lázaro Muniz

Homenageados: Comunidade São Mateus e Pastoral Social

11 de janeiro, às 19h

Sub-tema: Pertencer e ser Igreja: vocação laical

Celebrante: Pe. Rosalvo Humildes

Homenageados: Comunidade São Pedro, PASCOM e Pastoral de Eventos

12 de janeiro, às 19h

Sub-tema: A grande vocação do leigo é a busca da santidade

Celebrante: Pe. Josué Souza

Homenageados: RCC, Conviver com Maria e Mãe Rainha.

13 de janeiro, às 18h

Sub-tema: Jesus, modelo para o cristão livre.

Celebrante: Diácono Genildo Gilberto

Homenageados: Pastoral da Liturgia, Pastoral Catequética e MESC

Logo após a Missa acontecerá o Show de  Prêmios Santo Amaro de Ipitanga.

14 de janeiro, às 19h

Sub-tema: Igreja, povo de Deus peregrino e evangelizador (cf. 1 Pe 2,9-10)

Celebrante: Pe. Márcio Augusto

Homenageados: Juventude, Coroinhas

15 de janeiro – DIA FESTIVO

6h – Alvorada

7h – Missa para equipe de serviço

9h – Missa festiva presidida pelo bispo auxiliar Dom Estevam dos Santos Silva Filho

Carreata após a Missa até a Comunidade São Pedro

16h – Procissão saindo da Comunidade São Pedro até a Igreja Matriz, encerrando com a Missa.

Basílica do Bonfim: Missas serão celebradas de hora em hora na 1ª sexta-feira do ano

Nesta primeira sexta-feira do ano, dia 5 de janeiro, os fiéis que forem à Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim poderão participar de Missas em vários horários: 5h, 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h, 16h, 17h e 18h.

 

Confira fotos da abertura do tríduo em preparação à Festa de Reis, na Lapinha

Os paroquianos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Lapinha) estão se preparando para a Festa de Reis, que será celebrada neste sábado, dia 6 de janeiro. Confira fotos da abertura do tríduo, realizada no dia 2 de janeiro. O tema escolhido para este ano é “Na plenitude dos tempos, Jesus se revela a todos”.

Confira fotos enviadas pelo paroquiano Andrei Nascimento:

Fiéis participam da Festa do Senhor do Bonfim

Foto: Gildo Lima

No dia 4 de janeiro a Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim dará início ao novenário em preparação à festa. Neste dia, às 18h, no palco montado em frente ao templo, acontecerá uma apresentação do Coletivo Rumpilezinho, sob a regência do maestro Letieres Leite; e às 18h30 haverá o hasteamento da bandeirra do Senhor do Bonfim. O tema escolhido para este ano é “Origem, identidade e missão do amado Jesus, Senhor do Bonfim” e o lema “Quem dizes os homens ser o Filho do Homem” (Mt 16, 13).

Na sexta-feira, dia 5, as Missas serão celebradas de hora em hora, a partir das 5h até às 18h30 e a novena às 19h. A programação da novena se repete até o dia 10. Já no dia 11 (quinta-feira) acontecerá a tradicional lavagem do adro da Basílica e neste dia será realizada a Caminhada Lavagem de Corpo e Alma, que sairá às 9h da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia e seguirá para o Bonfim. Durante o percurso os fiéis carregarão o andor com a imagem do Senhor do Bonfim.

No dia 12 de janeiro a novena será retomada, em horário normal, sempre às 19h. No dia 13 acontecerá a tradicional apresentação dos Ternos de Reis, logo após a novena. No dia 14 de janeiro, dia da festa, haverá Missa Solene às 10h, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

Programação completa

PERÍODO DA NOVENA – 04/01 a 13/01, às 19h

04 de janeiro (quinta-feira)

18h30 – Hasteamento da Bandeira do Senhor Bom Jesus do Bonfim em frente à Basílica Santuário, dando início a programação da festa 2018.

19h – Novena – 1º Sub-tema: O amado Jesus, Senhor do Bonfim, é a Palavra que se fez carne e habitou entre nós (Jo 1, 1-14).

Peregrinação dos membros das irmandades, devoções e ordens terceiras e dos paroquianos pertencentes à Forania 4.

 

05 de janeiro (sexta-feira)

19h – Novena – 2º Sub-tema: O amado Jesus, Senhor do Bonfim, é nosso Senhor e Salvador (Lc 2, 1-7.21).

Peregrinação dos paroquianos  pertencentes à Forania 8.

 

06 de janeiro (sábado)

14h30 – Concentração dos membros do Apostolado da Oração, encerrando com missa às 17h.

19h – Novena – 3º Sub-tema: O amado Jesus, Senhor do Bonfim, é o Emanuel, Deus conosco (Mt 1, 18-25).

Peregrinação dos paroquianos pertencentes à Forania 2.

 

07 de janeiro (domingo)

Missas nos horários normais – 6h, 7h30, 9h, 11h, 15h e 17h.     

7h30 – Missa Solene do Santíssimo Sacramento presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida.

19h – Novena – 4º Sub-tema: O amado Jesus, Senhor do Bonfim, é o Cordeiro de Deus (Jo 1, 29-34).

 

08 de janeiro (segunda-feira)

14h – Concentração dos Enfermos com oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, concluindo com missa às 15h, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Dom Gilson Andrade da Silva.

19h – Novena – 5º Sub-tema: O amado Jesus, Senhor do Bonfim, é o caminho, a verdade e a vida (Jo 14, 1-7).

Peregrinação dos paroquianos pertencentes à Forania 6.

 

09 de janeiro (terça-feira)

14h – Concentração dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística para uma tarde de oração e adoração ao Santíssimo Sacramento, encerrando com a Missa, às 17h.

19h – Novena – 6º Sub-tema: O amado Jesus, Senhor do Bonfim, é a porta das ovelhas e o Bom Pastor (Jo 10, 11).

Peregrinação dos paroquianos pertencentes à Forania 3.

 

10 de janeiro (quarta-feira)

19h – Novena – 7º Sub- tema:  O amado Jesus, Senhor do Bonfim, é a ressurreição e a vida (Jo 11, 17-26).

Peregrinação dos paroquianos pertencentes à Forania 5.

 

11 de janeiro (quinta-feira)

Tradicional Lavagem do Adro da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim

8h – Saída da 5ª Caminhada da Conceição da Praia – Comércio (Lavagem de Corpo e Alma).

Lema: Banhando a cidade do Salvador de solidariedade e paz.

9h – Show de músicas religiosas no adro da Igreja do Bonfim, preparando o público para o momento da bênção.

12h – Acolhida às baianas pelos membros da Irmandade – Devoção do Senhor do Bonfim e entrega das vassouras para Lavagem do Adro da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim.

Nota: Após o ritual da lavagem, a Imagem Peregrina do Senhor do Bonfim ficará próxima à porta principal da Basílica Santuário para veneração pública dos fiéis até às 18h.

 

12 de janeiro (sexta-feira)

19h – Novena – 8º Sub-tema: O amado Jesus, Senhor do Bonfim, é o Filho do Deus vivo (Mt 16, 13-20).

Peregrinação dos paroquianos das paróquias que pertencem à Forania 9.

De 13 a 16 – Visita da Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida à nossa Basílica Santuário.

 

13 de janeiro (sábado)

17h – Missa com a participação especial das crianças.

19h – Novena – 9º Sub-tema: O amado Jesus, Senhor do Bonfim, é realmente o Filho de Deus (Lc 23, 44-47).

Peregrinação dos paroquianos pertencentes à Forania 1.

 

DIA DA FESTA

14 de janeiro (domingo)

Não haverá celebração de batizados

5h – Alvorada.

Missas: 5h6h, 7h30 e 15h

9h – Laudes

10h – Missa Solene presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj.

No fim da Missa, o Arcebispo Metropolitano dará a Bênção Apostólica, com Indulgência Plenária.

16h – Grande procissão dos três pedidos com a participação de várias imagens do Bom Jesus, demonstrando algumas devoções do povo baiano. Local de saída: Igreja dos Mares.

Na chegada à Colina serão três voltas em torno da Basílica Santuário, fazendo os três pedidos.  Encerramento com bênção do Santíssimo Sacramento e queima de fogos de artifício.

Foto de capa: Gildo Lima

Ingressos para o “Mocotó do Padre” já estão disponíveis

[Clique na imagem para ampliar]

Como já acontece há 10 anos, no mês de janeiro a comunidade da Paróquia São Paulo Apóstolo organiza o Mocotó do Padre Valson. Este ano a festa acontecerá no dia 14 de janeiro, das 9h às 21h, e o ingresso, no valor de R$ 25, dá direito a um prato de mocotó e a uma cartela para o tradicional Show de Prêmios.

O evento, que tem como objetivo arrecadar fundos para a comunidade, este ano terá a renda revertida para a conclusão das reformas da Igreja Matriz, e irá contemplar a troca do telhado, a readequação da rede elétrica e a colocação de forro. Os ingressos podem ser adquiridos na secretaria paroquial, localizada na Rua Jair Santos, nº 1, IAPI.

Realizado sempre antes do novenário, que acontece nos dias 16 a 25 de janeiro, o evento atrai cerca de três mil pessoas, entre fiéis da região, e até de fora da capital baiana. A história do Mocotó do Padre começou em 2007, quando, na quermesse realizada para abrir as comemorações e a novena da festa do padroeiro, o pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo, padre Valson Santos Sandes, ofereceu 150 pratos de Mocotó.

Fórum Arquidiocesano de Profissionais Católicos começou a ser organizado

Na tarde de ontem (27) aconteceu a primeira reunião em preparação para o Fórum Arquidiocesano de Profissionais Católicos, que será realizado no dia 14 de março, no Centro Arquidiocesano de Pastoral – Cúria Bom Pastor. O evento está sendo organizado pela Comissão Arquidiocesana para o Ano Nacional do Laicato e o primeiro encontro de preparação contou com as presenças de representantes das editoras Vozes, Paulus e Paulinas.


Cúria Metropolitana Bom Pastor - Av. Leovigildo Filgueiras, 270 - Garcia, CEP: 40.100-000 - Salvador -Ba. Tel.: (71) 4009-6666 | contato@arquidiocesesalvador.org.br
Scroll To Top