Últimas Notícias

Você está aqui: Capa / Artigo Dom Estevam / A urgente necessidade de catequistas

A urgente necessidade de catequistas

Por Dom Estevam dos Santos Silva Filho

Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia

Após a vinda do Espírito Santo em Pentecostes, surgiram vários ministérios na Igreja. Além dos ordenados (Bispo, Presbítero e Diácono), o Espírito Santo suscitou o ministério dos Catequistas. Esses tinham como missão partilhar os tesouros da genuína doutrina dos Apóstolos aos catecúmenos – isto é, aos que estavam se preparando para o batismo. Séculos se passaram e esse ministério continua atual e necessário para a salvação das almas.

Devido o número limitado de catequistas, acredito que, hoje, mais de 90% das crianças e jovens católicos não estão tendo a graça de se preparar para receber Jesus na Eucaristia, para serem crismados e, mesmo, batizados.  Como católicos, somos convocados a este serviço urgente e, certamente, querido por Deus: a Catequese.

A fé deve encontrar as suas razões e sem a Catequese, lamentavelmente, a ideologia da sociedade atual encontrará caminhos abertos para se impor, trazendo verdadeiros terremotos na vida dos indefesos. Pensemos nos filhos e netos que não mais crescerão em uma família e nação religiosa! Nosso “SIM!” a esta missão se faz necessário e urgente!

Jovens, pais e membros das pastorais, sobretudo da Pastoral da Família, podem e devem se tornar catequistas, sob pena de omissão. Poderão apresentar-se à paróquia ou comunidade, colocando-se à disposição da comissão catequética para contribuírem na iniciação à vida cristã. Inicialmente, em serviços simples, como a arrumação de salas, contando histórias, cantando, ajudando a criar eventos, cuidando da segurança dos pequeninos, como também em atividades de catequese para crianças especiais, como libras, por exemplo, e de esporte, lazer etc.

É importante lembrar que da catequese para a Iniciação Cristã fazem parte: os encontros de preparação para pais e padrinhos, a catequese de crianças para a Comunhão Eucarística, a preparação de adolescentes e jovens para o sacramento do Crisma, a catequese para jovens e adultos, a catequese em parcerias com as escolas etc.

Dou um testemunho: nestes anos de vida eclesial, muito estudei participando de faculdades, conferências, palestras, cursos etc. Confesso que devo ter me esquecido de centenas dessas aulas magnas. Mas, os ensinamentos que escutei de minhas catequistas na infância ainda são referenciais para minha vida. Surgirão da catequese, além de pais e famílias equilibradas, as mais diversas vocações. A Catequese é o futuro da Igreja!

O Catecismo da Igreja Católica, o YOUCAT para os jovens, o Itinerário da Iniciação à Vida Cristã, o Diretório da Catequese, a Vida dos Santos e, sobretudo, a Bíblia nas mãos das crianças e jovens são as maiores riquezas que poderemos semear. A fé dos Catequistas será essencial para a abertura dos corações, pois, como ensinava Santo Antônio: “Quando estou convencido, eu convenço!”.

Oração do Catequista

Senhor,

chamaste-me a ser Catequista

na Tua Igreja

e na minha Paróquia.

Confiaste-me a missão

de anunciar a Tua Palavra,

de denunciar o pecado,

de testemunhar,

com a minha vida,

os valores do Evangelho.

É pesada, Senhor,

a minha responsabilidade,

mas confio na Tua graça.

Faz-me Teu instrumento

para que venha o Teu Reino:

Reino de amor e de Paz,

de Fraternidade e Justiça.

Amém