8ª Jornada dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística

Corpus Christi - Fotos Sara Gomes (20)Os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística participarão da 8ª Jornada, que tem como tema “Eucaristia, Pão da Misericórdia”. O encontro será realizado no dia 7 de agosto, na quadra de esportes do Colégio Antônio Vieira (Avenida Leovigildo Filgueiras, 683 – Garcia), das 7h às 17h. A atividade busca integrar e capacitar os ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão.

As inscrições custam R$12 e devem ser feitas através de formulários que podem ser adquiridos nas paróquias até o dia 26 de julho. As atividades, que são direcionadas a ministros e também pessoas em formação, busca reunir mais de 1.200 participantes. O evento terá como conferencistas o bispo auxiliar de Salvador, Dom Marco Eugênio Galrão, e frei José Jorge Rocha.

Um Ministro da Comunhão tem como função principal auxiliar o padre levando a sagrada comunhão aos idosos e enfermos que não podem ir à igreja, além de auxiliar na distribuição da Eucaristia em Missas como, por exemplo, a Missa Campal, o Domingo de Ramos, a celebração de Corpus Christi e a Caminhada Penitencial.

De acordo com o diácono José Raimundo Apolônio Santos, um dos auxiliares da Comissão Arquidiocesana de Ministros, para exercer o ministério a pessoa deve ter entre 25 a 75 anos de idade, bom conceito na comunidade, ser convidado pelo pároco e passar por formações específicas, a exemplo desta que acontecerá em agosto. “Os participantes sairão abastecidos, como alguém que está com sede e encontra a fonte para saciar-se. Será uma experiência enriquecedora e importante na vida do ministro”, disse.