Jovens católicos ocupam as ruas da Cidade Baixa neste fim de semana

IMG-20160729-WA0025
[Clique na imagem para ampliar]
De 29 a 31 de julho a Arquidiocese de Salvador promove a JMJ Live in Salvador

Mais de 1.700 jovens da Arquidiocese de Salvador que não puderam viajar para a Polônia, onde acontece a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), estarão reunidos neste fim de semana. De 29 a 31 de julho as ruas da Cidade Baixa, a região que compreende o Santuário da Imaculada Mãe de Deus (Irmã Dulce) e a Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim, serão tomadas por meninos e meninas com idades a partir dos 14 anos.

Intitulado JMJ Live in Salvador, o evento é organizado pelo Setor Juventude e estará em comunhão com o Papa Francisco. O objetivo é oferecer aos jovens que estarão na capital baiana a mesma experiência de partilha. “A graça da JMJ chega a todos os jovens, independentemente de que estejam ou não na Polônia. É uma proposta dos jovens para os jovens, um momento de comunhão ao redor do Papa e da nossa Igreja Particular, por isso os jovens não podem ficar fora”, afirma Dom Gilson.

Segundo o assessor eclesiástico do Setor Juventude, padre Josuel Jesus, a Live pretende cumprir, em Salvador, o mesmo objetivo da jornada que estará acontecendo na Cracóvia. “O nosso Setor Juventude espera que esse encontro possa proporcionar aos jovens viver, o mais próximo possível, das experiências que são vividas quando se está participando de uma Jornada Mundial da Juventude: verdadeiras oportunidades de encontro com a pessoa de Cristo”, afirma.

Dentre as atividades preparatórias para a Live, aconteceu a peregrinação de uma cruz, que foi entregue aos jovens pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger no Domingo de Ramos. Ao todo, 11 cruzes peregrinaram pelas 112 paróquias da Arquidiocese de Salvador, além da Área Pastoral e da quase paróquia. A iniciativa tocou não apenas os jovens em idade, e sim todos aqueles que acreditam na força da juventude.

“Na minha paróquia estamos motivando os jovens através de testemunhos, especialmente de testemunhos do padre, que já nos avisou que vai estar presente. A Live é um evento que vai agregar valores à nossa juventude. Vivemos em uma sociedade tão cheia de violência e este evento é uma forma de estarmos evangelizando todos os jovens, tanto os que estão na Igreja, quanto os que não conhecem a Palavra de Deus”, afirma o jovem Vitor Carvalho Bastos, da paróquia Santo André.

Cada jovem pôde optar ou não pelo alojamento. Como assim?! Como a Live pretende envolver os jovens como na JMJ, a Arquidiocese de Salvador convidou a Forania 4 (Cidade Baixa) para que abraçasse a juventude. Foi assim que paroquianos da região abriram as casas para acolher, da noite de sexta (29) até a manhã do sábado (30), os peregrinos. “Estamos preparando uma estrutura para acolher duas mil pessoas, entre jovens de Salvador, de outras cidades e de outros estados. Venham de onde vierem serão muito bem-vindos!”, destaca o padre Josuel. Até o momento, 1.700 jovens já se inscreveram.

Programação da JMJ Live in Salvador

Quando os jovens chegarem na sexta-feira (29) pela manhã, serão acolhidos na paróquia Nossa Senhora dos Alagados e São João Paulo II, em Alagados. No local acontecerão o credenciamento, uma palestra sobre a cruz e a misericórdia e a adoração ao Santíssimo Sacramento. À tarde haverá a recitação do Terço da Misericórdia, seguida de apresentações sobre São João Paulo II e de um musical. A Santa Missa encerrará esse momento. Em seguida os jovens irão para o Santuário da Bem-Aventurada Dulce dos Pobres, no Largo de Roma, onde também haverá acolhimento e credenciamento dos peregrinos. Nessa noite, os participantes da Live meditarão sobre a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo, durante as estações da Via-Sacra.

No sábado (30) os jovens participarão de catequeses em cinco locais diferentes. Essas catequeses serão conduzidas por Dom Murilo, pelos bispos auxiliares de Salvador Dom Marco Eugênio Galrão e Dom Estevam dos Santos Silva Filho, pelo Arcebispo de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino, e pelo Arcebispo Emérito, Dom Itamar Vian. Logo após a catequese será celebrada uma Missa, seguida da transmissão da Vigília com o Papa Francisco, que estará acontecendo em Cracóvia.

Nesse dia, os jovens participarão, ainda, do Angelus e do Festival da Juventude, com diversas apresentações. A banda Dominus também animará o evento. “Esse evento será importantíssimo para o fortalecimento e o crescimento da nossa juventude em todos os sentidos, sobretudo espiritualmente. É uma forma de demonstrarmos, de fato, a união e o amor dos nossos jovens para com a nossa Igreja”, afirma o jovem representante da Forania 3, Leandro Loyola.

A madrugada do sábado para o domingo os jovens passarão no próprio colégio São José. Cada um deles deve levar um saco ou barraca para dormir. Na manhã do dia 31 de julho acontecerá a transmissão da Missa de envio presidida pelo Papa Francisco. Após a transmissão, os jovens que estiverem na Live subirão a Colina Sagrada em peregrinação para, juntos, participarem do Jubileu da Juventude e da Missa presidida por Dom Murilo. A JMJ Live in Salvador será encerrada após a passagem dos jovens pela Porta da Misericórdia. “O nosso desejo é que a nossa juventude possa celebrar a Jornada Mundial da Juventude 2016 em comunhão com os jovens católicos de todo o mundo”, afirma padre Josuel.