Visita de Nossa Senhora Aparecida gera solidariedade na capital baiana

NSAparecida_ATUALNos dias 10 e 11 de setembro, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia receberá a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. Essa visita se dará por ocasião dos 300 anos do encontro da imagem da Padroeira do Brasil nas águas do rio Paraíba do Sul. O ponto alto dessa visita será a realização de uma Missa na Arena Fonte Nova, no dia 11 de setembro, às 16h. A estimativa é de que 40 mil pessoas estejam presentes nessa bonita celebração. Não haverá cobrança de ingressos e neste dia serão arrecadados alimentos não perecíveis que serão doados às Obras Sociais Irmã Dulce e ao Hospital Martagão Gesteira.

Os ingressos que dão acesso à Arena Fonte Nova serão distribuídos gratuitamente pelas paróquias da Arquidiocese de Salvador. As pessoas interessadas em participar da Celebração Eucarística que será realizada no local deverão procurar com antecedência a secretaria da paróquia da qual fazem parte para garantir o bilhete – não haverá distribuição no dia do evento.

Só poderão entrar na Fonte Nova para participar da Missa aqueles que estiverem com ingresso em mãos. Todos os portões da arena estarão abertos, sendo possível o acesso pela Ladeira Fonte das Pedras ou pelo Dique do Tororó.

O uso da camisa do Ano da Misericórdia não é obrigatório no dia 11 de setembro, entretanto, é importante que aqueles que tenham adquirido a camisa, estejam vestidos com ela neste dia, como forma de demonstrar a unidade da Igreja e facilitar a identificação daqueles que irão para o evento. Não há idade mínima para participar da atividade, mas quem tiver menos de 18 anos deve estar acompanhado dos pais e/ou responsáveis. De acordo com a comissão organizadora da atividade, não será permitida a entrada de alimentos para consumo na Arena Fonte Nova.

História

O encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba do Sul completará 300 anos em 2017 e como parte da programação do Jubileu, cuja abertura será no dia 12 de outubro deste ano, imagens peregrinas da padroeira do Brasil estão percorrendo as dioceses. Nas capitais, serão colhidas porções de terra para compor uma coroa especial para a Mãe de Deus.

Para o reitor do Santuário Nacional, padre João Batista, a visita que a imagem de Nossa Senhora está fazendo às (arqui)dioceses do Brasil “reflete a comunhão que há na Igreja, através dos Bispos e sacerdotes que estão acolhendo a imagem e fazendo força para que ela visite todas as paróquias, comunidades e locais públicos que abrem as portas”, afirma.

O Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, compara esta ocasião à visita que Nossa Senhora fez à Isabel, logo após a Anunciação. “Naquela oportunidade, Maria levou Jesus à sua prima. Hoje, virá ao nosso encontro para nos trazer seu Filho. Isabel a acolheu com alegria e foi beneficiada com isso. Também nós queremos acolhê-la com alegria, com o coração aberto para ouvir sua ordem: ‘Fazei tudo o que o Senhor lhes disser!’ (Jo 2,5)”, lembra.