Últimas Notícias

Você está aqui: Capa / Artigo Dom Estevam / Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, cantando as Misericórdias de Deus…

Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, cantando as Misericórdias de Deus…

Dom Estevam dos Santos Silva Filho

Bispo Auxiliar de São Salvador da Bahia

 

Dentre os vários santos celebrados no mês de outubro, gostaria de destacar Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face.  Teresa de Lisieux, uma freira carmelita francesa, nascida em 2 de janeiro de 1873 e falecida em 30 de setembro de 1897, tornou-se um dos modelos mais venerados de santidade. Conseguiu ser freira com apenas 15 anos, morreu aos 24 anos, mas, revolucionou o mundo com seu jeito simples e apaixonado de falar de Jesus Cristo.

Ela ensinava que Deus se comove perante um pecador, como se comove perante uma criancinha que cai (um filho que se machucou), pois, para ela, Deus só possui três formas de olhar para os pecadores: a) Vendo-os como uma criancinha que se enche de ternura; b) Como um filho pequeno que cai e se machuca c) O filho pequeno que Ele avisou que não caísse.  Ela dizia que olhando para este Deus pode-se entender que Ele é bom e justo e o tempo todo só faz abaixar-se para revelar a sua infinita misericórdia…

Ao estudar a sua vida, podemos compreender o amor de Deus de uma forma absoluta. A diferença não é entre quem pecou e quem não pecou, mas entre quem necessita de amor porque pecou, e quem teve necessidade de mais amor para poder fugir ao pecado. Ela dizia que tem pessoas que ama pouco porque pensa que lhe foi perdoado pouco; há quem ame muito porque sabe que foi muito perdoado; e existe quem ama a Deus loucamente porque sabe que tudo lhe foi perdoado por antecipação, isto é prevenindo para não pecar…

Sua Biografia (autobiografia), narrada em seus diálogos sobre a misericórdia em três livros, escritos que fizeram com que o mundo pudesse conhecer mais a misericórdia de Deus são verdadeiros tesouros para nossa fé. Alguns de seus pensamentos:

QUE DOCE ALEGRIA PENSAR QUE O BOM DEUS É JUSTO. QUE TEM ATENÇÃO E COMPREENDE NOSSAS FRAQUEZAS E QUE CONHECE PERFEITAMENTE A FRAGILIDADE DA NOSSA NATUREZA. PORTANTO DE QUE POSSO TER MEDO? (Ms A, 83v)

Sobre a famosa pequena via, ela escreveu:

DEUS SUPEROU TODA EXPECTATIVA, DESDE QUE DESCOBRI NA SAGRADA ESCRITURA UM CAMINHO BELO E DIREITO, MUITO CURTO, UM PEQUENINO CAMINHO TOTALMENTE NOVO PARA IR PARA O CÉU: DEIXAR-SE LEVAR NOS BRAÇOS DE JESUS (MS C 3R).

Quando um missionário lhe escreve falando de seu medo de não ir para o céu, a freirinha Teresinha escreveu:

SEI QUE É NECESSÁRIO SER COMPLETAMENTE PURO PARA COMPARECER À FRENTE DO DEUS TOTALMENTE SANTO, MAS SEI TAMBÉM QUE O SENHOR É INFINITAMENTE JUSTO, E ESTA SUA JUSTIÇA, QUE ESPANTA TANTAS ALMAS, CONSTITUI O MOTIVO DA MINHA ALEGRIA E DA MINHA CONFIANÇA… EU ESPERO TANTO DA JUSTIÇA DE DEUS QUANTO DA SUA MISERICÓRDIA.

Não demorou muito para que ela fosse canonizada em 1925, e em 1927 o Papa PIO XI a declarou Padroeira das Missões.  Recomendo a leitura do seu diário espiritual: “História de uma alma”, acessível em todas as livrarias católicas, bem como conhecer um pouco mais da sua vida e da vida dos outros santos deste mês de outubro, como São Francisco de Assis, Santo Inácio de Antioquia, São Lucas Evangelista, Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, São Simão e São Judas Tadeu.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


Cúria Metropolitana Bom Pastor - Av. Leovigildo Filgueiras, 270 - Garcia, CEP: 40.100-000 - Salvador -Ba. Tel.: (71) 4009-6666 | contato@arquidiocesesalvador.org.br
Scroll To Top